O que significa a expressão Pia?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Dizem os dicionários que ela significa “coração”. A mãe curitibana tingui, índia, olhava para o menino e dizia “pia, meu piá”. Queria dizer “meu coração”.

Piá: usado para se referir a um garoto, adolescente ou entre amigos do sexo masculino. Quando usado na expressão “piá de prédio”, a intenção é pejorativa; significa que o indivíduo é mimado.

Forma utilizada pelos pais para chamarem carinhosamente seus filhos. Comum no linguajar dos estados do Paraná, em algumas partes de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e sul do estado do Mato Grosso do Sul para identificar uma criança do sexo masculino.

É só aqui em Curitiba que chamamos os meninos de “piá”. Nenhuma outra cidade do Brasil adotou o termo, que não se trata de uma gíria, pois o nome “piá” tem uma origem.

A mais profunda das três membranas que constituem as meninges e que se dispõe imediatamente sobre o encéfalo e a medula espinal.

Pernambuco

  • Abestalhado: abobado, ignorante;
  • Arretado: alguém bravo ou algo bom;
  • Buliçoso: alguém que mexe nas coisas sem permissão;
  • Fuleiro: de baixa qualidade ou não confiável;
  • Gabiru: rato grande;
  • Mangar: rir de alguém;
  • Pantim: criar caso, dificuldade;
  • Tabacudo: bobo.

A gíria piá significa menino ou garoto. Ou seja, é sinônimo de guri e ambas as gírias são típicas dos estados da região sul.

O jeitinho de falar de Recife
O recifense tem um jeito todo especial de se expressar, cheio de regionalismos e sotaques que arrasam todo mundo. Entre elas, podemos destacar “mano véi”, que significa amigo antigo. Outra, é “tá ligado?”, que é uma pergunta retórica pra confirmar se a pessoa entendeu o que foi dito.

Plano Individual de Atendimento - PIA - Infância e Juventude - Poder Judiciário de Santa Catarina.

pia baptismal
Origem etimológica:latim pila, -ae, almofariz, pilão.

pia (nome feminino) -

Os significados que essa singela palavra traz consigo são muitos: proteção, presença, amor, benção, sublime, guerreira, acolhedora, inspiradora, porto seguro, doce, iluminada. São tantos os adjetivos que descrevem, que representam a essência de ser mãe.

1. Mulher que tem ou teve filho ou filhos. 2. Mulher que cria e educa criança ou adolescente que não foi gerado por ela, mas com quem estabelece laços maternais e a quem pode estar ligada por vínculos jurídicos (ex.: a mãe dele era solteira quando o adoptou ).

Pantim: criar caso, dificuldade; Tabacudo: bobo.