O que significa a expressão olhos de cigana oblíqua e dissimulada?

Perguntado por: nnovais8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Durante o passeio, no percurso do portão central até o terraço, José Dias pela primeira e fatídica a vez qualifica os olhos de Capitu como “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” (ASSIS, 2008, p. 39), frase que entrou para a história da Literatura Brasileira como sinônimo do seu caráter afeito à traição.

"Olhos de ressaca": você conhece essa expressão? Ela é uma das metáforas mais bonitas da literatura brasileira, utilizada para descrever a força misteriosa dos olhos de uma moça amada. Ela foi escrita por Machado de Assis no romance Dom Casmurro. O livro tem um enredo marcado pelos temas do amor, do ciúme e da traição.

Resposta. Possibilidades de interpretação da frase: O personagem pode ter achado Capitu esperta e perspicaz, mas também pode ter colocado em dúvida a lealdade dela, demonstrando desconfiança.

substantivo masculino Pessoa que oculta seus reais sentimentos ou intenções; fingido, falso, hipócrita: pessoa dissimulada. adjetivo Que está escondido; não aparente; encoberto, oculto. Etimologia (origem da palavra dissimulado).

1. Que se dissimulou ou escondeu. 3. Disfarçado, encoberto.

Resposta. Resposta: Amiga de Santiago desde a infância, Capitu é descrita, ao longo de todo o romance, como uma mulher inteligente e alegre, apaixonada e determinada. Logo no início do namoro, podemos ver como a menina fazia planos para tentar livrar Bentinho do seminário, chegando a propor mentiras e até chantagem.

Significado de Cigana
substantivo feminino Aquela que pertence ao povo cigano, ao povo nômade, de origem indiana, de cultura e hábitos próprios, que emigrou da Índia para outros países. [Por Extensão] Mulher que se veste tipicamente como uma cigana e que se diz capaz de prever o futuro, através das cartas.

Dom Casmurro nos ensina, portanto, que a realidade financeira atual de qualquer indivíduo é interina. São muitas as questões que podem impactar a renda, e ela tende a ser variável de menor controle em qualquer orçamento.

O olhar de Capitu e, Capitu em si, são uma projeção da visão de Bentinho, um olhar masculino sobre o feminino. Em outras palavras, a distorção do que é a mulher faz ela não existir como feminino nessa ótica.

Os cabelos grossos, feitos em duas tranças, com as pontas atadas uma à outra, à moda do tempo, desciam-lhe pelas costas. Morena, olhos claros e grandes, nariz reto e comprido, tinha a boca fina e o queixo largo.

Em outra ocasião, no enterro de Escobar, chama a atenção de Bentinho como Capitu olha para o cadáver: “[...] tão fixa, tão apaixonadamente, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas”. Por fim, e principalmente, Bentinho vê semelhanças físicas entre Ezequiel e Escobar.

No velório, o protagonista percebe, através do olhar de Capitu, que ela estava apaixonada pelo seu amigo. A partir daí, fica obcecado com a ideia, reparando em cada vez mais semelhanças entre Ezequiel e Escobar. Pensa em matar a mulher e o filho, mas decide cometer o suicídio quando é interrompido por Ezequiel.

A defesa de Capitu
Capitu, apesar de se mostrar muito esperta e astuta, jamais deu indícios reais de que estaria com Escobar. Os acontecimentos que pautaram as desconfianças de Bentinho são ambíguos e, por isso, não há como defender nem Capitu nem Bentinho.

O que é Hipócrita:
Hipócrita pode ser uma pessoa que tem atitudes hipócritas, ou ela mesma uma pessoa falsa, fingida, que faz coisas que na verdade não faria, em outra situação.

1 fingido, falso, hipócrita, artificial, enganador, mentiroso, sonso, afetado, finório, astuto, astucioso, manhoso, malicioso.

Definição de uma pessoa dissimulada: adj. e s.m. Que ou aquele que tem o hábito de dissimular; enganador; hipócrita. / Que é feito com dissimulação: sorriso dissimulado. Na verdade, uma pessoa que gosta de enganar as outras se fazendo de desentendida.