O que significa a expressão obsolescência programada?

Perguntado por: dcardoso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

A obsolescência programada (ou planejada) é um conceito da economia que nasceu como um estratégia na hora de produzir os bens. Com essa opção de negócio, as empresas programam o tempo de vida útil dos produtos para que seja mais curta do que a tecnologia permite.

A obsolescência programada é a ação deliberada de criar, produzir e ofertar ao mercado um produto que tem um ciclo de vida útil menor do que poderia ter, no intuito de forçar os consumidores a estarem sempre adquirindo novos produtos.

Principais impactos na sociedade
Além disso, a obsolescência programada causa um aumento na produção de lixo, pois os produtos descartados acabam indo parar nos aterros e lixões, que já estão superlotados.

Em termos gerais, existem dois tipos de obsolescência planejada: a técnica e a psicológica.

Os impactos socioeconômicos da obsolescência programada, englobam a produção de resíduos em excesso, consumo desenfreado de recursos naturais, endividamento da população que busca se manter atualizada, desenvolvimento de traumas psíquicos, entre outros.

No meio ambiente, a obsolescência programada contribui para a emissão de gases estufa, e consequentemente, para as mudanças climáticas. Isso é gravíssimo para os produtos em que se usa muitos recursos naturais finitos para sua produção.

Obsolescência Programada, também chamada de obsolescência planejada, é quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de forma proposital, ou seja, quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a ...

A obsolescência programada tem vantagens para as empresas fabricantes dos produtos e para o próprio sistema econômico, pois permite manter ou inclusive aumentar as vendas ano após ano ao incentivar o consumo. Por sua vez, a sociedade também se beneficia de um constante investimento em P+D+inovação.

O primeiro passo é refletir sobre a compra, dando prioridade aos produtos de acordo com a sua aplicação e durabilidade. Assim que escolher adquirir um produto de acordo com suas características, busque em sites de avaliações problemas recorrentes.

A obsolescência pode ser classificada em três tipos distintos: econômica, física e operacional.

A introdução do conceito de obsolescência programada surgiu pela primeira vez em 1932 pelo então investidor imobiliário americano Bernard London em seu folheto "Ending the Depression Through Planned Obsolescence" - Acabar com a depressão através da obsolescência planejada.

Obsolescência programada ou planejada é a prática de se programar a vida útil de diversos bens para que se tornem obsoletos em pouco tempo, alimentando-se, com isto, o consumismo e um crescimento econômico nada sustentável.

A obsolescência programada faz parte de uma estratégia de mercado que visa garantir um consumo constante através da insatisfação, de forma que os produtos parem de funcionar ou tornem-se obsoletos num curto espaço de tempo, tendo de ser obrigatoriamente substituídos de tempos em tempos por outros mais modernos.

A grande diferença entre as duas estratégias é que a obsolescência programada torna um produto obsoleto por meio do encurtamento da sua vida útil, fazendo-o perder a funcionalidade, e a obsolescência perceptiva torna um produto obsoleto frente aos olhos do consumidor, não sendo mais percebido como uma tendência de ...

Contudo, indubitavelmente, tem suas desvantagens, pois são geradas toneladas de resíduos e ocorre uma superexploração dos recursos que afetam o meio ambiente. Além disso, provoca uma insatisfação permanente nos compradores, que chegam a endividar-se ou ficarem estressados para conseguirem os últimos modelos.

A obsolescência programada anda de mãos dadas com o capitalismo e está por trás do grande aumento do consumismo, que acarreta algumas consequências preocupantes como o aumento de lixos eletrônicos e o uso desenfreado de matérias primas finitas, causando grande impacto ambiental.