O que significa a expressão o cabra?

Perguntado por: eandrade6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Na região Nordeste do Brasil, cabra é sinônimo de pessoa, sem conotação pejorativa. Qualquer indivíduo é mais um “cabra” na linguagem atual e corrente. Primitivamente, o termo correspondia a capanga, pistoleiro, sujeito subalterno em grupo de cangaceiros.

O "cabrito", como é chamado na gíria policial o carro adulterado, só foi descoberto porque PMs de trânsito resolveram "puxar a ficha do carro", que R.

Do latim capra (la), feminino de caper (bode).

Cabra é o substantivo feminino de bode.

O que é Da bubônica:
Usado para completar um xingamento, típico do nordeste. Relativo a peste-bubônica.

que não tem medo de desafios e que luta pelo que. acredita.

Pernambuco

  • Abestalhado: abobado, ignorante;
  • Arretado: alguém bravo ou algo bom;
  • Buliçoso: alguém que mexe nas coisas sem permissão;
  • Fuleiro: de baixa qualidade ou não confiável;
  • Gabiru: rato grande;
  • Mangar: rir de alguém;
  • Pantim: criar caso, dificuldade;
  • Tabacudo: bobo.

3. [Informal, Depreciativo] Pessoa muito feia.

Amarrar o bode Bras. Fam. Ficar de cara amarrada; sério; mal- humorado.

1. Foi pro toddy. Algo que se findou. Algo que morreu.

Quadro 1 – Sentidos para a lexia “cabra” entre os séculos XVI a XIX. – aquele que não detinha boa situação econômica e não lograva de um bom status social; que estava vinculado à escravidão, ainda que não fosse escravo.

Sujeito que se amadureceu para as armadilhas da vida e não se importa com pouca porcaria. Todos aqui são imaturos, precisamos de um cabra véi.

Por exemplo nas legendas de filmes e séries na televisão, vemos quase sempre a palavra bitch ser traduzida para cabra. E aos homens chamam “cabrão”; que deve ser originário do “cabrón” em espanhol, não tenho certeza, mas o significado é o mesmo.

cabra (nome feminino) -

A expressão "febre do rato" significa estar fora do controle, perder as estribeiras. Consolidou-se no uso popular nordestino como expressão de algo extravagante e tornou-se uma típica exaltação, seja para algo muito bom ou ruim.

Você já deve ter ouvido essa expressão “mexer o doce” não é mesmo? De acordo com pesquisas, essa expressão é idiomática dita com frequência e original na região Centro-Oeste e que significa a necessidade de agir, de ação em busca de tal ou qual objetivo.

Uma pessoa que mente muito, é chamada de palosa ou cheia de “pabulagem”.

A palavra “porra”, por exemplo, um palavrão que, na Bahia, evoluiu para “porreta”, hoje é um elogio, conhecido em todo o Nordeste: mas que música porreta!!!

Há referências à cabra selvagem do sul da Palestina, em 1 Sm 24.2 – Jó 39.1 e Sl 104.18. o lugar de En-Gedi (Ain Jid), ou 'a fonte das cabras', é assim chamado por causa das cabras monteses, que ainda algumas vezes ali são vistas.