O que significa a expressão NDA?

Perguntado por: vcorte . Última atualização: 20 de maio de 2023
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O significado de NDA, ou o termo em inglês, Non Disclosure Agreement, significa em português “acordo de não divulgação”. Ou seja, um contrato entre ambas as partes para não divulgar certas informações. Ele é importante para garantir de maneira formal, e legal, que se cumpram as determinações previstas.

Quando usar um NDA? O NDA pode ser utilizado no desenvolvimento de tecnologias disruptivas, na contratação de fornecedores, programadores, parceiros e terceiros de um modo geral, seja pessoa física ou jurídica, de modo a resguardar as informações consideradas “confidenciais”.

No caso de quebra de confidencialidade, a multa será compensatória e funcionará como liquidação antecipada das perdas, nesta situação, inaplicável seria a multa moratória, pois o segredo, uma vez revelado, se esvai para sempre.

Colaboradores: a empresa assina um NDA contrato com seus empregados para impedi-los de divulgar informações importantes sobre o negócio, como dados do balanço patrimonial, planejamento estratégico ou plano de expansão.

A seleção dos candidatos será feita com base no Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA), média das Disciplinas Avançadas (MDA) e nota referente ao Número de Disciplinas Avançadas (NDA).

A grande vantagem de realizar o NDA é que esse termo protege as empresas em diferentes aspectos, tanto na assinatura de documentos, como também na elaboração de novos projetos, produtos, estratégias comerciais e valores aplicados.

informar as partes que assumem aquele compromisso; conter prazo de validade; detalhar especificamente sobre o que se refere aquele NDA, pois informações genéricas e ambíguas descaracterizam o documento legal.

Um termo de confidencialidade ou acordo de confidencialidade (Non-Disclosure Agreement ou NDA) é um documento jurídico que estabelece uma relação confidencial entre duas ou mais partes. A ideia é que haja um acordo em que as informações confidenciais que possam ser obtidas não sejam disponibilizadas para terceiros.

O principal requisito que o acordo de confidencialidade deve seguir é de ser específico: as pessoas vinculadas a ele devem ser indicadas especificamente; as informações que serão tratadas como confidenciais devem ser descritas uma por uma; o tempo que durará a confidencialidade deve ser expresso e determinável.

Não há prazo mínimo ou máximo para validade de um termo de confidencialidade. O que não se recomenda é a fixação de prazo indeterminado, o que poderá ser considerado abusivo.

Quem assina o termo de confidencialidade? Qualquer pessoa física ou jurídica pode assinar um acordo de confidencialidade. É possível que o termo seja firmado tanto entre duas pessoas físicas, quanto entre duas pessoas jurídicas ou entre uma pessoa física e uma jurídica.

quais informações são confidenciais para você; as razões pelas quais a outra parte pode usar as informações confidenciais; por quanto tempo é confidencial; e quais serão as consequências se a outra parte violar suas obrigações sob o NDA.

O NDA ou termo de confidencialidade é um instrumento crucial em um processo de Valuation e Fusões e Aquisições, pois esses processos geralmente envolvem informações confidenciais e estratégias empresariais que devem ser mantidas em sigilo.

Esse documento fica responsável por impedir que quem tem acesso aos dados os divulgue indevidamente ou até mesmo os use para prejudicar o negócio. Quando uma empresa está desenvolvendo um produto inovador, por exemplo, a confidencialidade é importante para garantir sua vantagem competitiva.

Como visto, o contrato de confidencialidade tem como escopo proteger informações de uma entidade sempre que, por algum motivo, for necessário compartilhar essas informações com outra pessoa ou com outra empresa. Por meio da imposição de severas penalidades, há uma coação para que o contrato seja cumprido.

As vantagens do termo de confidencialidade :
Facilita as ações jurídicas em casos de um vazamento de informações; Demonstra profissionalismo na relação que está sendo estabelecida; Economiza tempo e recursos; As partes envolvidas no negócio passam a ter mais confiança, atuando s com mais transparência.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n° 13.709/2018, foi promulgada para proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, e a livre formação da personalidade de cada indivíduo.

A Associação Brasileira de Direito de Informática (ABRADI) oferece uma certificação LGPD que ajuda os órgãos a entender como tratar dados de maneira legal. Esta certificação garantirá que as empresas cumpram os padrões de segurança e direitos da lei.

Essa norma é de grande importância, pois é a partir dela que, agora, todas as empresas devem ter uma Política de Privacidade e de Termos de Uso bastante claros e explícitos quando forem coletar dados, já que os usuários devem ter conhecimento de qual será o uso e finalidade dos dados coletados.

Confidencialidade: é o que garante o acesso das informações apenas às pessoas autorizadas, ou seja, não disponibiliza esse acesso a indivíduos, entidades ou processos não autorizados. Integridade: é o que garante a veracidade das informações, indicando que os dados não podem ser alterados sem autorização.