O que significa a expressão mulata?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

“Mulata”: Na língua espanhola, referia-se ao filhote macho do cruzamento de cavalo com jumenta ou de jumento com égua. A enorme carga pejorativa é ainda maior quando se diz “mulata tipo exportação”, reiterando a visão do corpo da mulher negra como mercadoria. A palavra remete à ideia de sedução, sensualidade.

A palavra provém do termo “mowallad” (ou “muladi”), cunhado para definir o indivíduo nascido de pai árabe e mãe estrangeira, por extensão, “filho de pais de etnias diferentes”. Mulato é palavra linda e altissonante, que se refere à “mistura de raças” e foi inúmeras vezes cantada por veneráveis intérpretes do Brasil.

1 pardo, cabra, cabrocha, mestiço. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 fulo, fula. 3 moreno, trigueiro.

[22] Diz o dicionarista que mulata, e, por conseguinte mulato, é como se denomina a filha de branco com negra, ou de negro com mulher branca.

O que é Mulato:
É o cruzamento da raça branca com a raça negra.

Cafuzos: a miscigenação a partir dos índios com os negros africanos; Mulatos: o resultado da mistura entre os brancos europeus e negros africanos, na época do Brasil Colonial; Mamelucos: mistura de indivíduos brancos com índios.

Caboclo, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro.

Um exemplo de mestiço, pode ser antepassados negros e brancos, ou negros e índios. Um exemplo seriam os mulatos para descendente de branco com negro.

1 Mestiço: proveniente de grupos humanos diferentes. 2 Mulato: Descendentes de brancos e negros. Em sua origem, a palavra vem de mula e, por esta razão, o seu uso é muito discutido entre o movimento negro.

A miscigenação entre brancos e negros originou os povos chamados de mulatos. Já da mistura entre índios e brancos surgiram os mamelucos, considerados como os primeiros brasileiros no período após o descobrimento. Já a miscigenação entre índios e negros deu origem aos cafuzos.

Bônus: Dia de branco – A expressão significa que é dia de trabalhar e, diferente do que muitos pensam, não tem origem racista. O primeiro pensamento de quem ouve, porém, é de que ela surgiu por causa do preconceito de brancos contra negros.

Lista negra
Essa expressão é sempre utilizada de forma negativa. Uma pessoa estar em uma “lista negra” significa que ela está sendo perseguida ou que não poderá mais adentrar em certos ambientes.

É aquela pessoa que não tem medo de se expressar, mesmo que possa ofender outras pessoas. Ela só brigas com todos porque é uma pessoa ácida.

Significado de Cafuzo
substantivo masculino Aquele que provém da mistura de negro e índio; quem tem o pai negro e a mãe índia, ou vice-versa. Mestiço de pele muito escura, quase negra, com cabelos lisos. [Botânica] Planta ciperácea usada como forragem, do gênero Scirpus junciformis; cafuza.

O manual do IBGE define o significado atribuído ao termo como pessoas com uma mistura de cores de pele, seja essa miscigenação mulata (descendentes de brancos e negros), cabocla (descendentes de brancos e ameríndios), cafuza (descendentes de negros e indígenas) ou mestiça.