O que significa a expressão morrer de rir?

Perguntado por: grebelo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Apesar de a expressão popular 'morrer de rir' (que significa dar muitas risadas ou funciona para designar um momento muito engraçado) parecer negativa, o riso quase sempre é considerado algo positivo.

Rir no momento da dor é um mecanismo de defesa muito normal, explica a médica psiquiatra Dânia Francine Corrêa. "Rir é uma descarga da angústia que sentimos em um momento difícil. A gente se defende sorrindo", define.

Também conhecida como transtorno da expressão involuntária, o afeto pseudobulbar, é um tipo de transtorno neurológico que faz rir e chorar descontroladamente.

Sabe uma pessoa que ri ou chora exageradamente sem nenhum motivo específico? Nada de se apavorar: ela pode sofrer de afeto pseudobulbar, um transtorno de incontinência emocional que não tem cura, mas tem tratamento.

Especialistas garantem que o hábito é normal e faz bem à saúde.

O riso e o choro compulsivos que acontecem de forma involuntária sinalizar um transtorno chamado de síndrome do afeto pseudobulbar.

A labilidade emocional é uma condição neurológica rara que pode causar crises de riso e choro exageradas e sem motivação aparente. Esses episódios dos mais diversos sentimentos emocionais são incontroláveis e breves e não congruentes com o humor”, explica a psiquiatra Melissa Duarte.

É o esvaziamento dos pulmões que causa esse efeito. É exatamente o que acontece quando dizemos 'ri até doer'. Aparentemente, é essa dor que produz o efeito endorfina”, disse Robin Dunbar, da Universidade de Oxford e coordenador do estudo, em entrevista à rede britânica BBC.

''Rir de tudo é desespero'', disse Frejat, provavelmente com o objetivo de limitar a expectativa humana em relação à busca de uma realidade inalcançável em termos práticos.

O que significa “rir de si mesmo”? “Rir de si mesmo” é uma expressão que faz referência a capacidade de algumas pessoas de enxergar os próprios erros e aceitá-los com bom humor. A partir do reconhecimento de seus pontos falhos, elas conseguem mudar as suas vidas ou seguir adiante sem maiores problemas.

síndrome pseudobulbar

Síndrome do Coringa
O palhaço do crime, como é chamado o Coringa, apresenta desde a sua origem o riso incontrolável em situações nada engraçadas. Trata-se de uma condição neurológica rara chamada de síndrome pseudobulbar (PBA).

Objetivo: Afeto pseudobulbar é uma forma de expressão emocional patológica, na qual o paciente com transtorno neurológico apresenta explosões de riso e choro incongruentes ao humor. Está relacionado ao isolamento social.

Quando rimos, tossimos ou realizamos exercício físico mais intenso, fazemos uma contração forte da parede abdominal! Isso cria uma pressão dentro do abdome que comprime o estômago de baixo para cima. Então, força o conteúdo alimentar a voltar para esôfago na forma de refluxo de restos alimentares e ácido.

Rir faz bem para o corpo
As endorfinas liberadas são capazes de estimular o sistema imunológico, aumentando a produção de células de defesa no organismo. Além disso, como a frequência cardíaca aumenta, o sistema cardiovascular também é melhorado.

O riso nervoso é uma resposta ao estresse; é algo independente da vontade da pessoa. Pode ser a forma que seu organismo reage, como um mecanismo de defesa diante do medo e da angústia.