O que significa a expressão lato sensu?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

A pós-graduação lato sensu ou especialização tende a ser mais generalista e abrangente, já o mestrado profissional ou pós-graduação stricto sensu é focado em alguma área da profissão, oferecendo um aprofundamento maior naquele campo.

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma.

Lato sensu e stricto sensu nas leis
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as pós-graduações stricto sensu se referem aos “programas de mestrado e doutorado”. Já as pós lato sensu são os “programas de especialização” e “incluem os cursos designados como MBA”.

O objetivo do lato sensu é formar profissionais de alto desempenho para atuarem em diversos setores administrativos. Quanto a duração, é de 360 horas. Já as aulas podem ser feitas tanto na modalidade presencial quanto a distância (EAD). Uma vez finalizada a graduação, o aluno recebe um certificado de conclusão.

Saiba que Lato Sensu significa “em sentido amplo”, dessa forma, são as pós-graduações voltadas para alguma especialização. Apenas estudantes que tiverem concluído alguma graduação, independente da área, podem cursar uma pós Lato Sensu.

Então, podemos dizer que para começar uma pós-graduação lato-sensu você precisa: Diploma de conclusão do ensino superior (graduação e curso tecnólogo) Graduação em área específica (para alguns programas)

Ao começar as aulas da pós-graduação, o estudante poderá ser chamado de pós-graduando. Mas, ao finalizar o curso, que poderá ter duração de 1 a 2 anos, o aluno terá o título de pós-graduado ou especialista.

Ato jurídico lato sensu: é o fato jurídico cujo suporte fático tem como cerne uma exteriorização consciente da vontade, dirigida a um resul- tado. A vontade é o elemento nuclear3 do suporte fático.

Dentro da pós-graduação lato sensu, não existe uma ordem a seguir. Você pode fazer uma especialização ou um MBA sem pré-requisitos. Porém, é comum que exista uma hierarquia dentro dos cursos strictu senso. Por exemplo, para ingressar no doutorado, é comum que exista a exigência de um mestrado.

Divide-se a pós-graduação lato sensu em duas modalidades: o aperfeiçoamento, com duração mínima de 180 horas/aula; e a especialização, com duração mínima de 360 horas/aula. Nesses casos, na pós lato sensu fornece-se o título acadêmico de aperfeiçoado e especialista.

A diferença entre especialização e pós-graduação tem a ver com a abrangência de cada termo. Isso porque a pós-graduação, que é o nível de estudos realizado após a conclusão de uma faculdade, é ofertada no Brasil em formatos diferentes de cursos — e a especialização é apenas um deles.

Existe diferença entre lato sensu e MBA? É comum usar a expressão lato sensu como sinônimo da especialização. Porém, como você viu, o MBA também é um tipo de pós-graduação de sentido amplo. Então, se você tem dúvida sobre qual a diferença entre lato sensu e MBA, a resposta é que o primeiro engloba o segundo.

Ao completar o curso de mestrado, o indivíduo recebe o título de mestre na área específica que foi estudada. No final do curso de mestrado, normalmente, o estudante deve apresentar uma tese de dissertação sobre determinado tema que seja de interesse para o ramo de estudo escolhido.

O diploma torna o profissional habilitado para exercer sua profissão e é um documento que tem validade em todo o território brasileiro. Já o certificado é um documento que atesta a conclusão do curso, é emitido pela própria instituição de ensino e não tem necessidade de ser registrado pelo MEC.

É uma subordinação jurídica, advém de uma relação jurídica, do contrato de trabalho. Art 468: o contrato de trabalho não pode ser alterado para prejudicar o empregado (limites ao jus variandi; Ex: não pode mudar arbitrariamente o local ou rebaixar o empregado).