O que significa a expressão homem branco?

Perguntado por: apinho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Esse nome é uma referência às barbas e bigodes dos conquistadores europeus, mas hoje é usado para se referir a todos os não indígenas.

Shabono é a palavra que designa fenda, abertura ou clareira na selva; seu contorno é traçado em função da estrutura familiar das partes integrantes.

Os caribes, caraíbas, kalinago ou karibs (do tupi Kara' ib; sábio, inteligente) são povos indígenas das Pequenas Antilhas, que deram o nome ao mar do Caribe. Sua origem estaria no sul das Índias Ocidentais e na costa norte da América do Sul.

Outro termo muito comum para chamar os brancos é caraíba, karaíba ou kajaíba.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

OROAÛSUB! O verbo "amar" é aûsub. O prefixo oro significa "eu te". Não há outra forma de falar.

Bonito em tupi é porang. Agora: kunhã-porang-a - mulher bonita, (ou mulheres bonitas) - Acrescentamos um A porque o adjetivo termina em consoante.

— No Brasil, temos uma variação de pele índigena: na região Centro-Oeste, há um predomínio do mameluco, isso é, de um tom de pele meio amarelado, para quem são indicados tons de rosa e bronze. Já os índios do Norte têm a pele mais escura ou avermelhada, que fica melhor com tons de vermelho escuros e dourados.

shami: masculinidade. Origem yanomami; urihi = floresta, mata, local onde se habita.

Suas casas são chamadas de oguassu, maioca ou maloca (casa grande), cujo tamanho é de cerca de 150 metros de comprimento por 12 metros de largura. Cada maloca é dividida internamente em espaços menores, de mais ou menos 36 metros quadrados, onde reside uma família. Esse pequeno espaço recebe o nome de oca.

Independente dessas variações, o grupo se autodenomina Potiguara, remetendo ao significado de "comedores de camarão" e índios de Acajutibiró e de São Miguel.

O território tradicional da Comunidade Caraíbas está localizado em terras semiáridas, na “entrada do sertão” sergipano.

Tupis são povos originários do território brasileiro que ocupavam esse espaço desde antes da chegada dos portugueses. Ainda hoje os povos tupi continuam vivendo no Brasil. São designados assim os povos falantes das aproximadamente 41 línguas que compõem o tronco linguístico Tupi.

Os homens encarregam-se da caça, da pesca, da abertura dos terrenos na mata para a agricultura e da defesa da tribo contra invasores. As mulheres encarregam-se do preparo dos alimentos, da colheita da agricultura e do cuidado com as crianças. A base de sua alimentação é o milho e a mandioca.

Não existe um casamento indígena, mas multiplicidade de costumes indígenas que variam conforme o povo, portanto diferentes casamentos indígenas, cada qual com suas peculiaridades. Um exemplo emblemáticos surge para o jurista na questão da poligamia/poliandria.

Caboclo, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira. Segundo o Dicionário Aurélio, "caboclo" procede do tupi kari'boka, que significa "procedente do branco".