O que significa a expressão heliocentrismo?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Heliocentrismo, que tem origem das palavras gregas Helios (“Sol”) e Kentron (“centro”) é um modelo cosmológico que afirma a centralidade do Sol no Universo. Isso significa que os astros, a Terra e os demais planetas se movem ao seu redor, e é ele o centro do Sistema Solar.

O modelo cosmológico do heliocentrismo diz que o Sol está localizado no centro do Universo e que, ao seu redor, giram todos os planetas, inclusive a Terra, as estrelas e demais corpos celestes. Dessa forma, o heliocentrismo que estabeleceu que a Terra descreve um movimento circular em torno do Sol, e não o contrário.

O termo geocentrismo trata-se de um hibridismo da palavra “geo”, cujo significado é “terra” (do grego gê), e “centrismo”, cujo radical é “centro”(do latin centrum). Nessa concepção, o planeta Terra está fixo no centro do Universo, e todos os demais astros, como o Sol, a Lua e as estrelas, se deslocam à sua volta.

Heliocentrismo é uma teoria astronômica que demonstra cientificamente que o Sol é o centro do Sistema Solar. Foi o astrônomo grego Aristarco de Samos que apresentou pela primeira vez, no século III a.C, esta teoria.

O Heliocentrismo consiste num modelo teórico de Sistema Solar desenvolvido pelo astrônomo e matemático polonês, Nicolau Copérnico (1473-1543). Conforme Copérnico, a Terra e os demais planetas se movem ao redor de um ponto vizinho ao Sol, sendo este, o verdadeiro centro do Sistema Solar.

O heliocentrismo passou a ser aceito somente mediante a evolução da ciência moderna, que por meio do avanço dos estudos acadêmicos e dos aparatos tecnológicos conseguiu provar de forma irrefutável que o Sol é o centro do nosso Sistema Solar.

A teoria heliocêntrica já vinha sendo desenvolvida durante o século III a.C., através de observações do astrônomo grego Aristarco de Samos. No entanto, somente no século XVI d.C. foi que Nicolau Copérnico sistematizou uma teoria que contrapunha o modelo geocêntrico, sendo denominado heliocentrismo.

Na história ocidental, o heliocentrismo é uma importante doutrina que impactou a forma de pensar sobre o lugar da humanidade no universo. Assim, ela fez oposição com as ideias também da Igreja Católica no século XVI.

Nicolau Copérnico

Nicolau Copérnico foi um importante matemático e astrônomo polonês. Pode ser chamado de “pai” da astronomia moderna, pois foi ele quem percebeu e defendeu a tese de que a Terra, assim como os demais planetas, gira em torno do sol, em uma teoria chamada de Heliocentrismo.

Heliocentrismo é o sol como centro do universo, enquanto o Teocentrismo é Deus como centro do universo.

Nascido em Torum, na Polônia, em 1473, Nicolau Copérnico ingressou na Universidade de Cracóvia em 1491 para cursar Medicina, mas estudou também Filosofia, Matemática e Astronomia.

Isso foi uma descoberta significativa para ele. Imediatamente, Galileu questionou o modelo ptolomaico, à época reconhecido por muitos como real. Nesse modelo, a Terra é o centro do Universo e todos os corpos celestes orbitam ao redor dela. A partir de então, Galileu passou a sustentar o modelo copernicano.

Heliocentrismo é o nome do modelo estrutural cosmológico que coloca o Sol no centro do universo. A palavra vem da junção dos vocábulos gregos Helios – Sol e Kentron – centro. Opõe-se ao geocentrismo, que colocava a Terra (geo) no centro do universo.

Historicamente, o heliocentrismo era oposto ao geocentrismo, que colocava a Terra no centro do universo.

Geocentrismo é a teoria que defende que a Terra ficava no centro do Universo e o Sol girava ao seu redor. Heliocentrismo é a teoria que defende que o Sol está no centro do Universo e a Terra gira ao seu redor.