O que significa a expressão Haja coração?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Que haja, que exista coração. O significado é esse. Mas, se o coração existir, pode ser preciso que ele aja. Daí, recorreríamos à vírgula e teríamos a expressão “Aja, coração!”, na qual o aja seria o imperativo do verbo agir, e o coração seria o receptor da incumbência de tomar uma atitude.

Aja” é a flexão do verbo “agir”, conjugado na 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou do imperativo afirmativo (aja ele). Pode ser substituído por “atuar”, “proceder”.

Ainda que possuam significados distintos, haja e aja estão corretas. A diferença entre elas é que haja é uma flexão do verbo haver, enquanto aja é também uma flexão, mas do verbo agir.

Haja coração ou aja coração? Se, rapidamente, sem pestanejar, você já respondeu “haja coração”, sugiro que continue a leitura deste texto. Acalme-se, que você não está errado. De fato, o correto, na expressão popular que tanto ouvimos, é a utilização do haja, presente do subjuntivo do verbo haver.

HAJA VISTA ou HAJA VISTO? A forma correta da expressão usada com o sentido de “veja”, “basta ver”, “considerando-se”, “tendo em conta”, “tendo em vista” é “haja vista”, locução verbal invariável, que não admite flexão de gênero nem de número, qualquer que seja o elemento a que se refira.

Aconteça: 2 aconteça, ocorra, suceda, realize-se, passe-se, dê-se, decorra, sobrevenha, transcorra, verifique-se.

Como vimos, a expressão "haja" é uma flexão do verbo "haver", na 1º e na 3º pessoa do singular do presente do subjuntivo, no imperativo afirmativo (haja você) ou no imperativo negativo (não haja você).

Fiat Lux significa "Faça-se luz", ou "Haja Luz". É um termo bíblico, usado por Deus durante a criação do universo, quando criou a luz, a partir do nada. É uma metáfora muito conhecida, e representa a origem do novo.

Aja é uma forma verbal do verbo agir, que é principalmente sinônimo de atuar e de se comportar. Haja é uma forma verbal do verbo haver, que é usado maioritariamente com sentido de existir ou ter.

Hajam só pode usar-se quando significa tenham, portanto quando não é impessoal, isto é quando se pode conjugar no tempo todo (haja, hajas, etc.).

Ter a ver é uma expressão que significa “estar relacionado com; dizer respeito a”. Ter a haver quer dizer “ter a receber”. – Uma coisa não tem nada a ver com a outra. – A alimentação que fazemos tem tudo a ver com a saúde que temos.

O verbo agir é um verbo foneticamente regular que apresenta uma irregularidade na sua estrutura formal. Ocorre a alteração da consoante g para a consoante j antes da vogal a e da vogal o, para a manutenção da pronúncia (eu ajo, que eu aja, aja ele,...).

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Concordância verbal de haja vista no singular
A maioria dos estudiosos da língua considera a expressão haja vista como sendo uma estrutura semântica invariável, que permanece inalterada independentemente da frase onde está inserida.

Exemplos do uso de aja

  1. Espero que você aja naturalmente para se safar dessa absurda situação.
  2. Aja de acordo com as normas da empresa.
  3. Não há pessoa que não aja de forma diferente diante de tantas emoções.

Meu coração é um balde despejado. E quando ela está nos meus braços; As tristezas parecem banais; O meu coração aos pedaços; Se remenda prum número a mais. Como é pesado quando um coração sozinho tem que sofrer por dois.

Alguns sinônimos desta expressão são: tendo em vista, a julgar por, considerando-se e tendo por exemplo.

Embora as formas verbais haja e hajam existam e estejam corretas, como o verbo haver é predominantemente utilizado como verbo impessoal, a forma hajam, no plural, tem uma utilização muito reduzida, sendo maioritariamente utilizada a forma no singular haja.

1 visto que, dado que, já que, como, porque, em virtude de, devido a, posto que, por causa de, em razão de, em consequência de, porquanto, pois, pois que, na medida em que.