O que significa a expressão ele dele?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Ele/dele para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes masculinos. Elu/delu para se referir a alguém que prefere o uso de pronomes neutros ou que é adepto da linguagem neutra.

Elu (pronuncia-se êlu) é o pronome mais usado na linguagem não binária para substituir “ela” ou “ele”. Há, ainda, outras formas, como ilu (ilú) e el. Já os adjetivos ganham um “e” como vogal temática, proposta da comunidade LGBTQ+ justamente para evitar o binarismo de gênero gramatical.

Masculino: ele/dele/seu (inglês: he/him/his)

“Todes” não faz parte das normas oficiais da língua portuguesa. No entanto, vem sendo utilizada como um pronome neutro para se dirigir a pessoas não binárias — que não se identificam exclusivamente com o gênero masculino ou com o gênero feminino. O termo é incentivado pelo público LGBTQIA+ como forma de inclusão.

Buscando se tornar um ambiente mais seguro e inclusivo, o Instagram adicionou um espaço no perfil dos usuários para que eles possam colocar quais são os seus pronomes (ele/ela; dele/dela).

Tanto no português como no inglês os pronomes pessoais são tipicamente de gênero. Ou seja, quando nos referimos às pessoas no masculino, usamos “ele/dele” ou “he/him”. Já no gênero feminino, costumamos usar “ela/dela” ou “she/her”.

Por exemplo, uma mulher que se identifica como tal pode exibir "she/her", os pronomes femininos em inglês. Os neutros "they/them" são cada vez mais comuns nos Estados Unidos, usados por pessoas não-binárias, que não se identificam como homem nem mulher.

A resposta é “ILE”. I-L-E. Eu sou “ILE”. E quando se fala “DILE”, usado também para qualquer pessoa cujo Pronome de Preferência (ou PGP, na sigla em inglês) é “ILE”, não se sabe quem é.

Geralmente, na linguagem neutra, utiliza-se a letra "e" no lugar das letras "o" e "a" no fim das palavras. Normalmente, são as letras "o" e "a" no final dos pronomes, substantivos e adjetivos que apontam o gênero da pessoa de quem se fala. Como nos exemplos dados: "amigo" e "amiga".

Desse modo, palavras como “todas” ou “todos” seriam escritas como “todes”, com o objetivo de evitar os marcadores de gênero. Há quem defenda também a utilização do pronome “elu” para se referir a pessoas sem levar em conta o gênero com o qual elas se identificam.

Exemplo de uso da palavra 011: Indicar a cidade que a pessoa mora pelo DDD, no caso São Paulo.

Para a inclusão do pronome na bio, basta o usuário entrar no próprio perfil, acessar a opção "Editar perfil" e incluir os pronomes no campo de "Pronomes". Em português, os usuários podem optar por ela/dela, ele/dele e elu/delu.

Palavras que indicam posse
Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Romanos 11:36 ARC
Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!

Uma pessoa hétero pode escolher usar qualquer pronome tipo ela/ele/elu.

Adicionar pronomes no perfil do TikTok é uma forma simples de indicar aos seguidores como você prefere ser tratado. Apesar do recurso ter sido usado primeiramente por pessoas trans, para que a identidade de gênero não fosse deduzida por foto ou vídeo, hoje, é indicado que qualquer um utilize o recurso.

Por esta razão, na ótica gramatical, o quantificador todos tem a capacidade de se referir simultaneamente a pessoas do género masculino e feminino. A expressão «todos e todas» é, assim, do ponto de vista estritamente gramatical, redundante.

O termo "bem-vindes" está relacionado com a linguagem não-binária ou neutra, que é uma forma política de substituir palavras que determinam gênero, utilizando o "e" no lugar de "a" e "o".

O que dizem os críticos da linguagem neutra? Para os que questionam a linguagem neutra, um argumento para não usá-la é que a norma culta da língua define como neutro o uso do gênero masculino em plurais e generalizações, o que eliminaria a necessidade de distinguir se são homens e mulheres.

Com o recurso, o Instagram visa construir um ambiente seguro e acolhedor para as pessoas da comunidade. Ao observar que os pronomes já eram incluídos de diferentes formas no perfil, como no nome de usuário ou na própria descrição da bio, a ferramenta foi desenvolvida para ter um campo específico para os pronomes.