O que significa a expressão do tempo do ronca?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

No Rio de Janeiro há uma expressão muito usada para se referir a algo que é muito antigo: "do tempo do Ronca". Por exemplo, imaginem dois colegas numa conversa: - Lembra daqueles calhambeques? - Ih, isso é do tempo do Ronca!

DO TEMPO DO BUMBA – Expressão curiosa e em desuso (Bumba talvez venha de “Bumbameu-boi”, bailado popular muito tradicional). Significa coisa ou pessoa muito velha. Também se refere a antigas expressões em desuso. “Esse carro não presta mais, é do tempo do Bumba.

A forma [ronca]pode ser [nome feminino] , [segunda pessoa singular do imperativo de roncar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de roncar] .

Idade e gênero: homens mais velhos têm mais propensão a roncar que mulheres e pessoas mais novas. No caso dos homens, pesa o fato genético de eles terem vias aéreas mais estreitas. Obesidade: excesso de gordura na região do pescoço e baixo tônus muscular favorecem a obstrução noturna das vias respiratórias.

100 decibéis

O barulho produzido pelo ronco e o de uma broca é igual: entre 50 e 100 decibéis. Dormir do lado de uma pessoa que ronca então, é a mesma coisa que dormir ao lado de uma obra.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

Palavra que se remete a ladrão de moto. Morador da favela metido a rico; Palavra relativa a quem rouba motos.

Um dos termos mais comuns e que ajudou a gíria a se popularizar foi "cria de favela". Ela é utilizada pelas pessoas que nasceram, cresceram e vivem nas periferias, conhecendo a todos do lugar. Já no Rio de Janeiro, pode significar também algo como "parceiro", "amigo de infância".

Expressão utilizada para ofender; Ofensa, desejar que a pessoa "se lasque", sofra, tenha dificuldades.

Aí dento. Um clássico cearense que quer dizer, literalmente, "aí dentro". É uma outra maneira de dizer nosso já consagrado “teu **!” -- mas sem entrar em detalhes. Ex.: Ao escutar um grito de um eleitor de Bolsonaro, Ciro Gomes nem titubeou antes de mandar um “aí dento”.

Dormir de botina ou dormir de touca , coloq : deixar-se enganar.

Sintomas dos ronquidos

  1. Sonolência diurna excessiva.
  2. Dores de cabeça matutinas.
  3. Pausas de respiração presenciadas durante o sono.
  4. Sono sem descanso.
  5. Dificuldade para se concentrar.
  6. Alta pressão sanguínea.
  7. Dor de garganta ao despertar.
  8. Sentir-se ofegante ou asfixiado durante a noite.

Isso envolve costurar ou colocar uma bola de tênis na parte de trás do pijama do parceiro que ronca. Isso evitará que ele durma de costas, a posição mais comum para ronco. Em vez disso, por conta da bola, o parceiro será forçado a dormir de lado ou de bruços, onde é menos provável que ele ronque.

Forma amena de dizer "Filho de uma porca". Aquele filho de uma ronca e fuça me paga!

Tente atualizar a página. Britânicos que tem sofrem com problemas com ronco ao dormir podem ganhar um auxílio governamental de até 156 libras por semana (cerca de R$ 980, na cotação atual). Para isso, basta que comprovem que o problema é decorrente de uma condição de saúde.

Um estudo da universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, relacionou sintomas como ronco alto e sono difícil a uma menor expectativa de vida.

Se para você roncar é um problema, no Reino Unido o distúrbio pode gerar vantagens. Britânicos e moradores do país que roncam podem ter direito a 156 libras esterlinas (cerca de R$ 910) por semana.

O ronco ou ressono (ato de ressonar) é uma obstrução parcial das vias respiratórias superiores durante o sono, que pode ocorrer em razão natural do contato das paredes musculares da faringe que tem diminuição do seu tónus induzido pelo repouso e a própria perda de elasticidade que acontece com o decorrer da idade; ou ...

Ronco é um som que ocorre quando se respira através da boca e do nariz enquanto se está dormindo. Ocorre quando há um turbilhonamento do ar que atravessa a orofaringe (região que fica na garganta atrás da base da língua), levando aos tecidos da boca, nariz e garganta a vibrar, provocando um efeito sonoro.

O ronco pode ser classificado em três níveis de acordo com a intensidade do ronco (I-III), que vai de ronco ocasional (I) a ronco que pode ser ouvido do lado de fora do quarto (III).