O que significa a expressão cuida?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Ter cuidado em; tratar de.

Língua Portuguesa significa ter cuidado, tratar, assistir.

“Eu digo 'quem disso fala, disso usa', mas na verdade o ditado é outra coisa”, brinca, referindo-se a “Quem disso usa, disso cuida”, que se refere à fama que as pessoas carregam por andarem na companhia de determinados grupos.

Aí dento. Um clássico cearense que quer dizer, literalmente, "aí dentro". É uma outra maneira de dizer nosso já consagrado “teu **!” -- mas sem entrar em detalhes. Ex.: Ao escutar um grito de um eleitor de Bolsonaro, Ciro Gomes nem titubeou antes de mandar um “aí dento”.

Arretado é daquelas gírias que conseguem reunir vários significados em uma só palavra. Pode ser usado para se referir algo que considera muito bom, legal ou bonito.

1 trata, lida, vela, protege, dedica-se, devota-se, ocupa-se, olha, zela, desvela-se, medica.

Etimologicamente, a palavra "cuidar" apresenta os seguintes significados: vindo do latim cogitare (houve supressão do "g" e conversão do "oi" em "ui", chegando próximo à palavra cuidar), denota pensar; para poder cuidar de algo ou alguém, precisa-se, antes, pensar no objeto ou na pessoa.

O que é Se cuida:
Expressão geralmente usada para se despedir e que significa "cuide de si mesmo".

Mais ouvidas de Flávio Leandro.

Nenhum cuidador precisa fazer tudo sozinho, mesmo sendo marido, irmão ou filho(a) do familiar doente. Assumir a responsabilidade da vida de uma pessoa não deve anular a importância de outra. Portanto, respeitar os limites do corpo, enquanto cuidador, é fundamental.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

Boy. Típica expressão potiguar, “boy” é uma das formas mais comuns para se referir tanto a rapazes quanto a moças. Independe da idade e do gênero e é muito utilizada por lá, como em “boyzinho”, “boyzinha” ou “o boy” e “a boy”.

Pernambuco

  • Abestalhado: abobado, ignorante;
  • Arretado: alguém bravo ou algo bom;
  • Buliçoso: alguém que mexe nas coisas sem permissão;
  • Fuleiro: de baixa qualidade ou não confiável;
  • Gabiru: rato grande;
  • Mangar: rir de alguém;
  • Pantim: criar caso, dificuldade;
  • Tabacudo: bobo.

Rebolar no mato: jogar fora.

magro demais, atenção. A princípio, frango seria uma pessoa com pouca massa muscular, bem magra mesmo. Atualmente, a palavra está mais relacionada aos aspectos comportamentais, como: não querer treinar as pernas, ficar batendo papo nos aparelhos da academia, etc.

Pelo que se sabe, 'calica' é uma gíria típica do Rio de Janeiro, que começou a ser muito utilizada nas favelas cariocas para representar uma expressão de felicidade, empolgação e comemoração.

ou interjeição que pode significar qualquer coisa a depender do tom de voz e da ocasião (alegria, irritação…). ARRE-ÉGUA – O termo mais legitimamente cearense. Interjeição de espanto. “Arre égua que macho feio!”.

A forma correta de escrita da palavra é mãinha, com til na primeira sílaba. Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe.