O que significa a expressão corporal?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Expressão Corporal - Criação de Videodanças (Atividades Online e Gratuitas) Expressão corporal e seus benefícios: Expressão corporal é a manifestação de sentimentos ou de sensações internas, tanto quanto de conteúdos mentais, por meio de movimentos representativos ou simbólicos do corpo.

COMO USAR A LINGUAGEM CORPORAL A SEU FAVOR

  1. Não fique de cabeça baixa, mantenha contato visual. O contato visual demonstra que você não tem nada a temer e está preparado para qualquer situação. ...
  2. Mantenha seu corpo ereto. ...
  3. Sorria. ...
  4. Não exagere nos movimentos. ...
  5. Seja natural.

A Expressão Corporal, segundo Stokoe e Harf (1987), é uma linguagem, através da qual o ser humano expressa sensações, sentimentos e pensamentos com o seu corpo. A Expressão Corporal desempenha e amplia todas as possibilidades humanas, e é justamente constituída no movimento corporal, (Brikman, 1989).

Por esse motivo, um grande corpo de estudos revela que ao imitar as posturas corporais e os gestos das pessoas com as quais interage, você faz com que o avaliem mais positivamente. Imitar os outros faz com que as pessoas gostem mais de você, pois, devido à nossa raiz primitiva, elas o consideram como da “mesma tribo”.

De acordo com Chagas (2010), a linguagem corporal é de extrema importância para o processo de ensino aprendizagem, pois, todos os métodos e instrumentos utilizados contribuem para o desenvolvimento da criança proporcionando às mesmas um aprendizado que assegure suas expressões corporais ao longo da vida.

O movimento e as expressões corporais como forma de atividade física amenizam os efeitos do envelhecimento combatendo também doenças fazendo com que o idoso seja mais ativo em vários aspectos de sua vida e rotina como, também, lhe proporciona saúde e bem-estar.

A linguagem corporal é um tipo de comunicação não-verbal. Ela está presente, principalmente, em nossos gestos, postura, expressões faciais, movimentação dos olhos e, até mesmo, no quão próximo está o locutor do interlocutor.

Mãos na cintura: transmitem impaciência ou cansaço; Mãos fechadas: indicam irritação ou nervosismo; Velocidade das palavras e articulação: podem mostrar tensão, tristeza e, até mesmo, indicar mentira; Mãos próximas à boca: pode denunciar uma mentira, uma tentativa de mudar o foco daquilo que está sendo dito.

Normalmente, quando uma pessoa está interessada na outra, ela costuma olhar primeiro para um dos olhos, depois para o outro, e, em seguida, para o nariz. Depois, repete os primeiros movimentos e olha para a boca. — Movimentos espelhados também são comuns durante a paquera. O que um faz, o outro faz, involuntariamente.

5 sinais sutis de que ele está totalmente interessado em você

  1. Faz contato visual e suas pupilas dilatam. Leia também. ...
  2. Se aproxima ao falar. É um dos gestos mais óbvios e fáceis de perceber que revelam que um homem gosta de você. ...
  3. Toca em você e demonstra carinho. ...
  4. Sorri à toa. ...
  5. Fica nervoso ao cumprimentar.

Outra linguagem corporal negativa é comprimir os lábios. Esse ato demonstra que a pessoa está tentando evitar dizer o que pensa. Ou seja, esconder os lábios revela que você não deseja responder alguma pergunta.

Se aproximam de você
Se alguém está interessado no que você tem a dizer e sente atração por você, eles também vão se inclinar ligeiramente em sua direção. As pessoas se inclinam em direção às coisas que gostam e se afastam das coisas que as repulsam.

Costuma significar pressa ou impaciência. Quando colocamos as mãos na cintura estamos “dizendo” que aquela situação precisa ser resolvida logo.

A linguagem corporal pode parecer abstrata, misteriosa e dependente de um processo interpretativo. Seu uso, entretanto, é tão importante para a comunicação quanto o domínio da linguagem verbal. Na Psicologia, a linguagem corporal é fundamental para indicar emoções que não foram ditas pelas palavras.

A expressão corporal surgiu pela primeira vez cenário mundial nos movimentos da dança, um dos precursores no Brasil a trazer esse conceito foi então Klauss Viana, bailarino e coreógrafo brasileiro, que conseguiu extrair o conceito de que os movimentos do corpo estão intimamente ligados as suas emoções.

Para quem transmite uma mensagem, a expressão corporal pode facilitar ou complicar. Uma atitude relaxada favorece a comunicação, transmitindo segurança e autoridade, pois quem domina o assunto fala com tranquilidade sobre ele. Habilidades de comunicação são muito importantes para a carreira.

O olhar é provavelmente o instrumento mais importante do flerte. Os pretendentes olham-se por 2 ou 3 segundos, suas pupilas dilatam-se e, em seguida, aquele que está fixando a vista, abaixa os olhos e afasta o olhar. O olhar é capaz de provocar tanto a aceitação quanto a rejeição.

Olhar para baixo demonstra vergonha, medo e tristeza e ainda pode indicar que a pessoa não está, de fato, prestando atenção ao que você está falando. Olhar para cima pode indicar desde uma tentativa de recordar algo até o fato de que a pessoa está encarando com pouco caso o que você está dizendo para ela.

A expressão corporal é uma atividade artística que se baseia primordialmente no movimento, no gesto ou na quietude do corpo. Ela nasce de sentimentos, sensações, imagens e idéias e se baseia na percepção dos sentidos e na motricidade, integrando as áreas motoras e psíquicas do ser humano.