O que significa a expressão Casa de Orates a quem ou a que desejava servir Simão Bacamarte quando constrói a casa verde em Itaguaí *?

Perguntado por: zneves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Resposta: A expressão Casa de Orates significa Casa de Loucos. Orates é um substantivo masculino utilizado pra designar "indivíduo louco, sem juízo ou doido. Ao construir a Casa Verde Bacamarte deseja disfarçadamente servir a si mesmo, pois quer alcançar glória no campo cientifico das doenças psiquiátricas.

No livro O Alienista, por meio da personagem principal, Machado critica as questões éticas do ser humano na época em que estava vivendo, não só uma crítica ao estudo da psicologia humana, como uma crítica ao governo e ao comportamento social da época também, o qual pela falta de conhecimento e entendimento, fomentava a ...

A obstinação do médico em encontrar loucura em todos gera uma série de cômicas revoltas populares que cumulam com o próprio alienista declarando-se louco e se trancando no hospício para estudar a si mesmo. O alienista é uma obra que se utiliza da ironia para “desnudar” a sociedade da época do Segundo Reinado.

Simão Bacamarte, médico formado em Portugal, instala-se em Itaguaí, no interior do Rio de Janeiro com o objetivo de estudar a loucura e sua classificação. Ou como ele próprio dizia: “A ciência, é o meu emprego único; Itaguaí é o meu universo.” Vem daí a sua idéia de confinar os loucos no mesmo local.

Machado de Assis coloca em questão o que é normal e o que é anormal. O autor expõe a força do poder político e prova que o povo ainda não aprendeu nada, até hoje! agora uma ilha perdida no oceano da razão; Começo a suspeitar que é um continente.”

Simão Bacamarte explicou-lhe que D. Evarista reunia condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem, digeria com facilidade, dormia regularmente, tinha bom pulso, e excelente vista; estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, sãos e inteligentes.

Os alienistas eram aqueles que se ocupavam de estudar, compreender, cuidar e ajudar os pacientes que sofriam de "alienação mental" a superar a doença. O termo nasceu na França revolucionária e sobreviveu até o início do século 20.

A narrativa conta a história do doutor Simão Bacamarte e sua Casa Verde, um hospício onde ele interna pessoas que agem de forma não racional. A principal característica dessa cômica narrativa é a ironia, usada para criticar os excessos da ciência e do Naturalismo.

A busca extrema pela razão leva o alienista, na obra machadiana, à loucura. Na concepção de Pinel, a loucura é um distúrbio da razão dentro dela mesma.

Observação – caçador de pacas perante o Eterno: alusão ao rei Nimrod, poderoso, arrogante e herege, famoso também por ser exímio caçador de javalis. A expressão, extraída do texto bíblico, tem conotações irônicas.

O protagonista é o nobre Simão Bacamarte, o maior médico do Brasil, de Portugal e das Espanhas. Porfírio seu principal antagonista.

A obra tem como crítica os cientistas da época, que não possuíam conhecimento suficiente e necessário. Mostra também a hipocrisia humana, a verdadeira intervenção de Bacamarte: alguém que queria atingir a glória e ser a pessoa mais importante de Itaguaí, critica também a postura do cientificismo.

É Machado desmascarando a hipocrisia humana. O objetivo de Simão Bacamarte – Conhecer as fronteiras entre a razão e a loucura. Na realidade, ele pretendia buscara glória, através de um estudo da patologia cerebral.

Bacamarte para internar pessoas que ele considera padecer de algum mal mental, o que o conduz a internar moradores locais de forma geral, autoridades e políticos, chegando mesmo a internar a sua própria esposa, a tal ponto que acaba por internar quase todos os moradores da cidade, o que o leva à conclusão que na ...

A psiquiatria inexistia em Itaguaí antes da chegada do médico Bacamarte. A vila era um local tranqüilo, os loucos mansos andavam às soltas pelas ruas e os perigosos eram trancados em casa por seus familiares. O médico constatou que a comunidade de Itaguaí não fazia caso de seus dementes.

Significado de Alienista
substantivo masculino e feminino Psiquiatra; médico que se especializou no diagnóstico e tratamento de pessoas acometidas por doenças mentais. adjetivo Que está relacionado com o tratamento de pessoas com problemas mentais. Etimologia (origem da palavra alienista). Do francês aliéniste.

Cientista aclamado em Portugal, aplaudido nas maiores universidades do século XVIII, correspondente dos grandes sábios, protegido do rei e de toda a Corte portuguesa, Bacamarte simboliza o sábio que só presta contas para a ciência, da qual se diz devoto e fiel seguidor. Era na verdade um tirano.

Quando criou um consultório na cidade brasileira de Itaguaí, resolveu se casar com uma viúva: Dona Evarista. A relação não era baseada no amor, e sim na possibilidade de ter filhos. Simão acreditava que Evarista seria uma boa parceira para o intuito dele, no entanto, nunca chegaram a ter filhos.

1 sinônimo da palavra alienista: Principais sinônimos de alienista: 1 psiquiatra.

O tema da obra "O alienista", do escritor brasileiro Machado de Assis, é a loucura e a razão. Há uma dissertação sobre a reflexão acerca da razão, o saber e a insanidade, onde o autor questiona as teorias científicas evolucionistas e positivistas.