O que significa a expressão cair nos braços de Morfeu?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Cair nos braços de Morfeu é uma expressão popular que pode ser interpretada como o desejo por adormecer num sono profundo. Esta expressão se originou a partir da figura mitológica do deus grego Morfeu, conhecido por ser a personificação dos sonhos.

Morfeus dorme em uma cama de ébano em uma gruta pouco iluminada, rodeado de flores de dormideira, que contêm alcaloides de efeitos sedantes e narcóticos, enquanto seus irmãos Fobertor (Ícelo) e Fântaso são responsáveis pelos sonhos dos animais e os objetos inanimados que apareciam nos sonhos.

Morfeu é o nome do deus grego dos sonhos. As expressões “cair nos braços de Morfeu” ou “estar nos braços de Morfeu” são utilizadas para desejar ou indicar que alguém está em sono profundo, tendo bons sonhos.

personificação do sono) é considerado o Deus dos. Sonhos, responsável por trazer aos mortais mensagens.

Calíope (mitologia) - Infopédia.

Morfeu

Morfeu: o deus do sonho e dos pesadelos.

Morfeu

Não por acaso, o Sandman de Neil Gaiman se chama Morfeu. Afinal, esse era o nome do deus do sonho na mitologia grega – um dos mil filhos de Hipno, por sua vez, a personificação do Sono. O nome vem do grego e significa “a forma” ou “modelador”, de modo que indica a função desse deus.

Hades

Hades é o deus grego do submundo, do reino dos mortos, e na mitologia romana, ele é chamado de Plutão. Também é chamado de deus da riqueza porque possui todos os metais preciosos do planeta. Reside e governa o lugar mais sombrio da Terra, para onde vão as almas dos mortos.

O sono é uma bênção que recebemos de Deus, é um tempo de descanso, de renovo do nosso corpo físico, o que nos ajuda a lidar com as pressões do dia a dia.

Enquanto Desejo e sua gêmea, Desespero (Donna Preston), declararam um ódio por Sonho, Desejo professa que é porque Morpheus é tão presunçoso e auto-importante que ele acredita que o Sonhar seja superior ao reino de Desespero ou mesmo ao reino do Desejo.

Destino é o mais velho e poderoso dos perpétuos, possuindo um semblante sério e é o mais comprometido com suas funções. Sua aparência é de um homem alto, vestido com um manto monástico e ao seu pulso acorrentado um livro. Nele há o passado, presente e futuro de todos os seres vivos.

Primeira aparição nos quadrinhos: Sandman #2 (1989), criadas por Neil Gaiman e Sam Keith. As Três Senhoras - ou as Graças, como preferem ser chamadas - são um trio de deusas compostas pela Donzela, a Mãe e a Anciã.

Morfeu tem a habilidade de assumir qualquer forma humana e aparecer nos sonhos das pessoas como se fosse a pessoa amada por aquele determinado indivíduo. Seu pai é o deus Hipnos, do sono. Os filhos de Hipnos, os Oneiros, são personificações de sonhos, sendo eles Ícelo e Fântaso.

Entre os muitos filhos que lhe são atribuídos, Morpheus é o mais famoso – assim chamado por ter a capacidade de assumir qualquer forma humana para aparecer nos sonhos dos mortais.

O Orfeu de Gaiman é filho de Oneiros (o Senhor dos Sonhos Morfeu) e da musa Calliope.

O mito de Orfeu e Eurídice nos lembra de que o amor resiste a tudo, inclusive à própria morte. Quando alguém ama verdadeiramente, é capaz de ir até o inferno para estar na companhia do ser amado. Escrito e verificado por a psicóloga Gema Sánchez Cuevas.