O que significa a expressão bola de meia?

Perguntado por: rflores . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Basicamente, dizem que “ficar na bola de meia” é saber aguardar o momento certo para tomar alguma atitude, é saber se conter para não produzir uma contenda com outros, enfim, é dominar a si próprio para não cair em alguma enrascada.

Date numa terça feira fraca, sexo casual sem valor, gargaflex de terça.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
coloq Diz-se de qualquer ação feita às pressas, sem nenhum cuidado, displicente, incompleta, malfeita. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Pl : meias-bocas .

O texto "Bola de Meia" é um poema pois sua estrutura foi composta em versos, sendo esses versos divididos em estrofes.

BOLA – do Latim bulla, “bola, bolha, objeto esférico”, do Indo-Europeu bhel-, “inchar”. Naturalmente que balão é um aumentativo.

Reprovação, impedimento, corte: Candidato que levava bola-preta, não entrava para o clube.

Uma pessoa lerda; Uma pessoa lenta. João era um rapaz muito goiaba.

Baixar a bola: acalmar-se ou ser mais comedido.

1. Bola sete. Faz referência ao jogo de sinuca; expressão que se usa para se referir a alguém que está no limite, sob ameaça; próximo de sofrer alguma coisa ruim.

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

Portanto, a expressão behind the eight ball (literalmente “atrás da bola oito”) significa estar em uma situação complicada, da qual não se vê saída. No português, temos uma expressão idiomática equivalente a essa: “em uma sinuca de bico”. Pronto, as expressões mudaram, mas o assunto permaneceu o mesmo!

Pagar o pato é uma expressão popular na língua portuguesa, utilizada no sentido de "levar a culpa por algo" ou arcar com as consequências de determinada situação provocada por outra pessoa.

Boca Rosa diz que se reconhece uma pessoa pansexual; entenda o termo.

[Pl.: bocas-abertas.] s. m. e f. || (fam.) pessoa que com tudo se espanta; palerma.

De tão importante, esse brinquedo já foi até tema de música. “Bola de Meia, Bola de Gude”, escrita por Milton Nascimento e Fernando Brant, fala da relação dos adultos com sua infância, com a criança que um dia eles foram.

Trata-se de uma bola de jornal amassado enrolada em uma meia de nylon, servindo como uma bola de futebol improvisada, na falta de uma oficial. Serviu de inspiração para a canção Bola de meia, bola de gude, de Milton Nascimento, é também citada no livro Brincadeiras de ontem, de Carlos Alberto Almeida Marques.

A BELA BOLA ROLA: A BELA BOLA DO RAUL. BOLA AMARELA, A DA ARABELA.