O que significa a expressão Amanhã é dia de branco?

Perguntado por: ralves3 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Resumindo, dizer que o dia posterior é "de branco" significa que é um dia de trabalho ou de ganhar dinheiro. Mas, sabe-se que tal dito popular foi ganhando sentidos preconceituosos, uma maneira de demonstrar a "inferioridade dos negros".

1 - CRIADO MUDO
Apesar de muitas pessoas não saberem, o nome do móvel remete ao período da escravidão no Brasil, quando alguns homens e mulheres passavam dia e noite imóveis ao lado da cama para atender aos “senhores''. Substitua por: Mesinha lateral ou mesinha de cabeceira.

“A coisa tá preta
A expressão associa o “preto” a uma situação desconfortável, desagradável, difícil e até perigosa. Em vez disso, pode-se dizer “A coisa está difícil”.

O branco representa a luz sendo a soma de todas as cores do espectro; já o preto é a ausência de luz. Assim, se misturarmos o branco com o preto surge o cinza, uma cor neutra que contém pouco reflexo.

A expressão, na aceção de «muito claramente, que não oferece dúvida» ( Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia de Ciências de Lisboa ), que é a demonstrada no exemplo apresentado – «isso não é assim tão simples, não é tão preto no branco» –, é preto no branco.

substantivo masculino Pessoa rude, grosseira, ignorante: o bronco me disse absurdos! Quem é ignorante ou pouco inteligente; obtuso: pensamento bronco.

Pé de pano ; Tem vários significados, mas praticamente não se usa mais. Pode ser a pessoa que chega sem ser percebida. Também se refere àquele ou aquela que assume o papel de ;outro; em um triângulo amoroso, e tem que fugir da casa do amante ou da amante sem ser notado.

O branco é símbolo da paz, da espiritualidade, da inocência e da virgindade. Na cultura ocidental a cor branca está associada à alegria, enquanto no oriente está associada à morte, ao luto e à tristeza. A cor branca também simboliza a virtude e o amor a Deus.

Quanto a criado-mudo, que em Portugal tem o nome de "mesinha-de-cabeceira", é um substantivo formado por substantivo + adjectivo (criado+mudo), e segue também a regra de formação do plural destes compostos: vão ambos para o plural.

Desde então, outras marcas de móveis também aderiram a esse movimento. Busque no Google e você verá que a palavra "criado-mudo" foi substituída por mesa de cabeceira. Compartilhe essa história! Vamos abolir de vez o nome do móvel que remete ao período da escravidão no Brasil.

A expressão "criado mudo"
Segundo a teoria de iniciativas que buscam eliminar o uso preconceituoso da língua, o termo "criado-mudo" faria referência "aos criados, geralmente pessoas escravizadas, que deveriam segurar objetos para seus senhores e eram proibidos de falar".

“Cor do pecado”: Utilizada como elogio, se associa ao imaginário da mulher negra sensualizada. A ideia de pecado também é ainda mais negativa em uma sociedade pautada na religião, como a brasileira.

O amor preto nos traz conforto pra falar de situações que já vivemos ou que nos incomodam, tendo a certeza de que seremos compreendidas, porque do outro lado tem alguém que também já viveu e já sentiu na pele.

Significado de cara preta: Alto falantes.