O que significa a estrela da bandeira do Mato Grosso do Sul?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Nós somos a estrela dourada que brilha no céu azul da esperança, a simbolizar a riqueza do nosso labor. As metas e os campos do nosso Estado representam um desafio, mas ao mesmo tempo, a consciência da preservação do nosso verde, de nosso tesouro maior, que é a própria natureza.

Bandeira de Mato Grosso foi criada 73 dias após a Proclamação da República. Uma das mais antigas do país, a bandeira de Mato Grosso foi criada em 1890 pelo Marechal Antonio Maria Coelho, pouco tempo depois de proclamada a República do Brasil. Antonio Maria Coelho também foi um dos heróis da Guerra do Paraguai.

É um símbolo associado ao satanismo, bastante utilizado pelos satanistas medievais como uma forma de representar o oposto dos dogmas do cristianismo.

Desta feita, os símbolos oficiais do Estado, na ordem de sua oficialização, são três: A BANDEIRA; O BRASÃO DE ARMAS e O HINO.

  • » Bandeira do Estado de Mato Grosso.
  • » Brasão do Estado.
  • » Hino de Mato Grosso.

Tuiuiú

Também conhecido como Jaburu, o Tuiuiú é uma das maiores da América do Sul, medindo em torno de 1,15m.

ipê

Lei nº 5.228, de 16 de julho de 2018
Passou a designar o ipê como árvore símbolo do Estado de Mato Grosso do Sul, após alteração promovida pela Lei nº 5.514, de 25 de maio de 2020.

O termo "Mato Grosso do Sul" deriva do nome do vizinho "Mato Grosso", estado do qual aquele foi desmembrado quando de sua criação.

O projeto original, do Poder Executivo, manteve uma tradição: a única estrela localizada acima da faixa de Ordem e Progresso, a chamada "Spica - Alfa de Virgem", continuou representando o estado do Pará, o estado mais ao norte do País no início da República.

A estrela Spica, por exemplo, se encontra acima da faixa que expressa “Ordem e Progresso” e representa o Estado do Pará, que naquele ano correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador.

Cada estrela da nossa bandeira corresponde a um Estado do Brasil. Com o passar do tempo, novos Estados foram sendo criados e outros extintos. Daí veio a polêmica, a dúvida se as estrelas da bandeira deveriam ser alteradas.

A bandeira do Mato Grosso do Sul (MS), projetada por Mauro Michael em 1979, é composta por dois triângulos, um azul e outro verde e um retângulo, na cor branca.

Grosso do Sul. Que é como conhecemos hoje: retangular e dividida em três partes por uma faixa branca na diagonal, sendo que a parte de cima é verde, e a de baixo azul celeste, com uma estrela amarela de cinco pontas no canto inferior direito.

O azul tem o mesmo significado que o da Bandeira do Brasil, retrata o exato momento da noite de 15 de novembro de 1880, vista do Rio de Janeiro, cidade que serviu de cenário para a Proclamação da República. "O céu representa a evolução de um princípio espiritual, acima da matéria, em busca da perfeição".

Símbolo mágico, o Heptagrama (estrela de sete pontas) representa harmonia do cosmos, as sete cores do arco-íris, as sete zonas planetárias, partilhando, em grande parte, sua simbologia com o número cabalístico sete.

O pentagrama apareceu pela primeira vez entre os Sumérios de 3.000 a.C., com um significado astrológico. No século 5 a.C., os discípulos de Pitágoras adotaram o pentagrama como símbolo místico, representando os quatro elementos mais o quinto, o espírito.

Pode simbolizar a união dos Quatro Elementos (Terra, Água, Fogo e Ar) ao Quinto Elemento, a Quintessência, ou Princípio Vital; Simbolizaria também o ser humano, com os dois pés (as pontas inferiores) plantados no solo, os braços abertos em louvor (as pontas intermediárias) e a cabeça voltada ao céu (a ponta superior).

No entanto, em Mato Grosso, temos o falar cuiabano, talvez o sotaque mais marcado da língua portuguesa. Com expressões próprias como “vôte” e “sem-graceira” esse falar se mistura com uma entonação diferente, como a desnasalização no final de algumas palavras.

caveira com ossos cruzados

A caveira com ossos cruzados são um símbolo popular da atualidade que representa a morte. Desse modo, o símbolo, que consiste em um crânio humano e dois fêmures cruzados, há muito tempo é associado a morte.

O tuiuiú (Jabiru mycteria) é uma cegonha nativa das Américas Central e do Sul e comum no Brasil. Ele vive às margens de cursos d'água em áreas úmidas abertas, sendo o Chaco oriental, no Paraguai, e o Pantanal seus principais habitats.