O que significa a estrela acima de ordem e progresso?

Perguntado por: epeixoto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

O projeto original, do Poder Executivo, manteve uma tradição: a única estrela localizada acima da faixa de Ordem e Progresso, a chamada "Spica - Alfa de Virgem", continuou representando o estado do Pará, o estado mais ao norte do País no início da República.

O significado das estrelas na bandeira do Brasil é bastante simples. Elas são uma referência aos estados brasileiros, e sua posição está de acordo com a posição das constelações no céu da cidade do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889.

27 estrelas

Dentro do círculo azul, que fica no centro da bandeira, tem uma faixa branca atravessada na horizontal, contendo a frase de lema nacional com letras maiúsculas e na cor verde: “Ordem e Progresso”. A bandeira possui 27 estrelas, que representam os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

A frase "Ordem e Progresso" foi inspirada em um lema do positivismo, corrente filosófica popular na época da criação da bandeira nacional, no final do século 19. A frase original do filósofo Augusto Comte, dizia "Amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim."

O projeto original, do Poder Executivo, manteve uma tradição: a única estrela localizada acima da faixa de Ordem e Progresso, a chamada "Spica - Alfa de Virgem", continuou representando o estado do Pará, o estado mais ao norte do País no início da República. Naquela época, nem Roraima, nem Amapá existiam.

foice

A foice e o martelo é um dos símbolos mais utilizados para representar os movimentos socialista e comunista, disseminados principalmente por personalidades como Karl Marx, Friedrich Engels e Vladimir Lênin.

Nela, a já conhecida estrela vermelha dá lugar a uma nova cor: uma estrela verde! E essa mudança e a escolha da cor não é por acaso. A mudança durante essa campanha é por uma causa muito importante: reforçar o compromisso que a marca tem com a sustentabilidade e com o futuro do nosso planeta.

A estrela vermelha de cinco pontas (uma pentagrama sem o pentágono interior) é mais um símbolo do comunismo. O mais famoso significado do símbolo são cinco continentes da Terra, bem como os cinco dedos do trabalhador.

Cada estrela também possui seu próprio nome. A estrela Spica, por exemplo, se encontra acima da faixa que expressa “Ordem e Progresso” e representa o Estado do Pará, que naquele ano correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador.

Enquanto isso, o Distrito Federal é representado por Sigma do Oitante, uma estrela que, apesar de ter brilho fraco, foi escolhida porque é a mais próxima do polo sul celeste. Por isso, as demais giram em torno dela em seus movimentos aparentes.

Apesar de ser famosa a história de que a bandeira do Brasil representa nossas riquezas naturais e minerais - o amarelo seria o ouro, o verde, nossas florestas e o azul, nossos mares - na verdade a bandeira representa nosso atual sistema político, a República, adotada em 1889, em substituição à monarquia.

O selo do Brasil é baseado na esfera da Bandeira Nacional, representado por um círculo tendo em volta as palavras “República Federativa do Brasil”. Ele é usado para autenticar documentos oficiais, atos de governo, diplomas e certificados expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas.

Atria, ou Alpha Trianguli Australis: representa o Rio Grande do Sul.

Progresso trata-se da ação ou do resultado de progredir. Ele se trata de um movimento que é sempre para frente, realizando avanços. O termo progresso tem sua origem no latim “progressus”, que significa “ir adiante”.

O lema escrito em verde na zona branca foi resumida por Miguel Lemos. Segundo Augusto Comte, significa: “O Amor por princípio, Ordem por base e Progresso por fim“.

O positivismo é uma corrente teórica inspirada no ideal de progresso contínuo da humanidade. O pensamento positivista postula a existência de uma marcha contínua e progressiva e que a humanidade tende a progredir constantemente.