O que significa a escada no sonho de Jacó?

Perguntado por: ialves9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Jacó sonha com anjos descendo e subindo escadas e recebe uma mensagem de Deus. A caminho de Padã-Harã, Jacó para para descansar e dormir, quando tem um sonho: ele vê anjos descendo e subindo escadas e recebe uma mensagem de Deus.

A escada de Jacó é como ficou conhecida a visão em que Deus apareceu para Jacó através de um sonho em Betel. Na visão, Jacó viu anjos de Deus que desciam e subiam pela escada. O significado dessa visão tinha aplicações práticas para Jacó, pois confirmava a presença protetora e abençoadora de Deus em sua vida.

ilha de Santa Helena

Escada de Jacó (em inglês: Jacob's Ladder) é uma escada localizada em Jamestown, capital do território ultramarino britânico de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha que está situada na ilha de Santa Helena.

Sonhar com escadas, geralmente, tem a ver com as posições que você ocupa em sua vida e a forma que você a tem conduzido. Está muito relacionado ao crescimento pessoal", diz.

Enquanto dormia, sonhou com uma escada que ia da terra ao céu e viu os anjos de Deus, que subiam e desciam pela escada. No topo da escada estava o SENHOR, que lhe disse: “Eu sou o SENHOR, o Deus de seu avô, Abraão, e o Deus de seu pai, Isaque.

Lembre os alunos de que, quando Jacó viajava de volta para a terra de Canaã após trabalhar para Labão por 20 anos, Jacó tinha medo do que Esaú poderia fazer com ele e sua família quando retornasse.

30 E chamou Jacó o nome daquele lugar aPeniel, porque dizia: bVi Deus cface a face, e a minha alma foi salva. 31 E saiu-lhe o sol, quando passou por Peniel; e manquejava da sua coxa.

Quando Jacó precisou fugir da cólera de Esaú, ele foi para Harã, onde ficou hospedado na casa de seu tio, Labão. Assim que chegou a Harã, Jacó conheceu sua prima Raquel, por quem logo se apaixonou. Pretendendo se casar com Raquel, ele firmou um acordo com Labão para viabilizar o casamento.

É difícil encontrar outro personagem bíblico que tenha passado por tantos altos e baixos quanto Jacó. E mesmo assim, a Bíblia diz que Deus “amou Jacó”. Por isso, todas as bênçãos que Deus tinha disposto para Jacó certamente teriam recaído sobre ele, mesmo que ele não tivesse lançado mão de tantas artimanhas.

O número de degraus variava, embora o favoritismo tenha recaído sobre o número sete, provavelmente devido ao caráter mistico deste número aceito em quase todos os lugares.

Você é um investimento de alto risco para Deus, que pode ou não dar certo. Isso não depende do diabo, nem de Deus, apenas de você. Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal.

Diante da coluna que montou para o Senhor, ele faz uma promessa. Após receber uma mensagem de Deus, Jacó agradece por Sua benção: ele usa a pedra que lhe serviu de cabeceira como coluna e derrama o azeite, seu único bem, para oferecer ao Senhor como prova de sua fé.

Gênesis 25:26 afirma que Esaú nasceu antes de Jacó, que saiu segurando o calcanhar de seu irmão mais velho como se estivesse tentando puxar Esaú de volta ao útero para que ele pudesse ser o primogênito. O nome Jacó significa que ele agarra o calcanhar, uma expressão idiomática hebraica para comportamento enganoso.

Escadas geralmente simbolizam progresso, crescimento e mudança, mas também podem representar desafios e obstáculos a serem superados.

Sonhar com escada longa geralmente representa sucesso ou fracasso, ou seja, movimento para frente ou movimento para trás, respectivamente. Sonhar com escada longa é símbolo de sucesso ou fracasso. Isso pode se relacionar a duas coisas importantes: um sentimento de sucesso ou falha.

Este sonho representa os processos que você está passando em sua vida. Uma escada pode representar a sua evolução enquanto ser humano, por isso ao sonhar subindo ou descendo pode demonstrar como está a sua vida e quais escolhas você está tomando no processo.

As escadas nas igrejas
Com o surgimento das igrejas cristãs, as escadas também foram utilizadas para facilitar o acesso aos locais mais altos do templo, como símbolo para a ascensão aos céus.

Via de regra foram cantados quando Israel realizava sua peregrinação para adorar o Senhor em Sião. Cada passo, ou degrau, representava o resgate de lição preciosas sobre o relacionamento com Deus, porém, em pequenas porções – por assim dizer, lições bíblicas em miniaturas, mas com grande relevância e profundidade.

Contudo, o mais provável é que os Cânticos de Degraus eram os salmos usados pelos peregrinos que seguiam para Jerusalém com a finalidade de participar das grandes festividades anuais.

No final das contas, Jacó recebeu tudo o que Deus prometera, não porque ele merecia, mas porque Deus é fiel em tudo, e sempre cumpre sua palavra. O próprio Jacó, escolhido e privilegiado, demorou muito para perceber a fidelidade do Senhor.