O que significa a cruz na porta?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

“Dia 3 de maio é o dia mundial do crucifixo. Maio é o mês de Nossa Senhora. Por isso coloca-se o crucifixo na porta, para quando Nossa Senhora passar abençoar o lar, tirar o agouro e mau olhado.”; “Coloca-se a cruz nas portas de entrada e de saída.

Assim, a cruz deixa de ser um instrumento de suplício, de morte, de destruição, para se tornar instrumento de salvação para todos.

O Sinal da Cruz, para os católicos, afasta os demônios e desfaz suas maldades. E na história da Igreja, encontra-se a experiência de Santo Atanásio sobre esse assunto.

"Ele tem muitos significados, mas é um sinal de compromisso que eu carrego de fé". Já o jovem Gabriel Adolfo, de 24 anos, leva no pescoço duas cruzes, uma de madeira e a outra de metal. Ele diz que “entende a cruz como uma marca e com vários significados. É o sinal do amor redentor de Jesus.

Já outros apontaram que as cruzes servem para “proteção” da cidade. “O sal é para descarrego das coisas ruim só isso. É usado também para simpatia, quando você quer que alguém vá embora do lugar.

I Coríntios 1,23-24). Temos de amar a Cruz, amar o Cristo pregado nela! É no Cristo crucificado que somos resgatados, salvos e libertos de toda a maldição, impureza e ação diabólica que ronda este mundo em que vivemos. Se existe um lugar onde o demônio foi vencido, foi na cruz de Cristo.

A tatuagem de cruz católica é um dos símbolos mais significativos da igreja católica. Em síntese, o seu significado está relacionado com a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ademais, a forma da cruz católica é a mais básica dentre os tipos de cruz existentes.

Na Bíblia, a cruz se refere, às vezes, a aquele madeiro na qual o Senhor Jesus foi cravado e morto no monte Calvário. Isto é o que Paulo tinha em mente quando disse aos filipenses que Cristo se fez «obediente até a morte, e morte de cruz» (Fp. 2:8). No entanto, esta não é a cruz na qual o apóstolo se gloriava.

O étimo de cruz é o latim cruce-. As expressões que cita significam "pregado numa cruz". Por outro lado, e para mais larga informação, a cruz é um dos símbolos atestados desde a mais alta antiguidade, e a tradição cristã enriqueceu prodigiosamente o seu simbolismo.

O Movimento Cruz da Vida nasceu em Fortaleza – CE, com o intuito de promover a união de profissionais da saúde católicos que desejam viver sua profissão em profunda união com a prática da fé.

Em suma, para saber onde pendurar o Divino Espírito Santo, você pode usar o bom senso e instalá-lo no corredor, próximo aos quartos, para emanar a proteção divina.

O crucifixo era colocado no centro do altar (que naquela época ficava ligado à parede). Isso nos dá a entender a centralidade do crucifixo na celebração do culto divino, e era muito mais destacado no passado. De fato, a presença da cruz na celebração da missa está certificada desde o século V.

Colares de Cruz
O colar faz alusão a Jesus Cristo, que foi crucificado, o que tem um “grande peso” para os cristão. Não é à toa que esse símbolo pode ser amplamente encontrado nos mais variados locais, desde igrejas até casas.

O crucifixo é usado para demonstrar o amor e o respeito dos cristãos por Jesus. Ele é formado pela cruz com o corpo sagrado de Jesus sobre ela. Representando a cruz onde Jesus Cristo se sacrificou pela humanidade. Por isso tem-se este nome, que se dá pela junção das palavras CRUZ + SACRIFÍCIO = CRUCIFIXO.

O que significa uma cruz com dois braços? Os Jesuítas a usavam como símbolo, carinho e estimulo e ficou conhecida por “Cruz Missioneira” era usada pelos índios na Região das Missões como símbolo do bem contra o mal. Os dois braços simbolizam a fé redobrada, foco, abnegação.

Porém, o simbolismo mais recorrente é que representa a fé cristã, o cristianismoe o próprio Jesus Cristo, que foi crucificado para salvar a humanidade. Uma tatuagem de uma cruz no braço pode expressar gratidão a um poder superior, agradecendo-lhes pela sua ajuda, servindo a Deus e honrando os mandamentos.