O que significa a cruz de Flamel?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

A cruz aparece nas ilustrações de Flamel e muitos dizem simbolizar a relação dele com a “Pedra Filosofal”, um artefato cheio de mistérios e que, segundo a crença, levaria seu possuidor a ter uma vida muito longa. “A alquimia é uma ciência de compreensão, decomposição e recomposição da matéria.

Um bruxo antigo
No mundo de Harry Potter, Nicolau Flamel é um renomado bruxo francês que, durante sua formação, frequentou a Academia de Magia Beauxbatons. É considerado o maior alquimista de todos os tempos, uma vez que apenas ele foi capaz de criar a lendária pedra filosofal.

Na calada, um ladrão percorria os túmulos, em busca da tumba de Nicolau Flamel. Corria à boca pequena que, ao morrer, ele teria deixado uma quantidade formidável em ouro, fruto de sua maior descoberta: a capacidade de transformar chumbo em metal precioso.

A origem do símbolo
A lenda diz que ele ressuscitava os mortos. Durante uma visita a pacientes, uma serpente subiu e se enrolou no cajado e por lá ficou. Assim, a mitologia grega o colocou como deus da Medicina. Mais tarde, seu bastão com a serpente enrolada se tornou o símbolo da Medicina.

Ambas simbolizam a maldição e sua cura. A cruz, nos tempos romanos, era reservada para castigar o mais horrendo dos pecados. Servia como símbolo de pecado mortal e castigo. A serpente abrasadora também estava ligada ao pecado e seu castigo.

A pedra filosofal era o símbolo central da terminologia mística da alquimia, simbolizando a perfeição no seu melhor, iluminação e bem-aventurança celestial. Os esforços para descobrir a pedra filosofal ficaram conhecidos como magnum opus ("Grande Obra").

Araxá

Ambientado no mesmo universo da Escola de Magia e Bruxaria do Brasil, o Instituto Flamel traz a oportunidade de uma imersão de quatro dias numa verdadeira escola superior de poções. O evento localiza-se em Araxá, Minas Gerais, e ocorre em um castelo com mais de 30 mil metros quadrados, cercado por bosques e lago.

Alquimistas em um laboratório. A alquimia é a utilização de técnicas experimentais, laboratoriais e de substâncias químicas para a manipulação da matéria, a fim de atingir objetivos como a transmutação do ouro e a produção do elixir da longa vida.

Alquimia é a palavra que indica uma ciência mística conhecida como química da Antiguidade ou da Idade Média, que tinha como principal objetivo a transmutação de um elemento em outro. Um dos principais objetivos da alquimia era transformar metais não preciosos em ouro, como por exemplo, chumbo em ouro.

Teria a forma cristalina, parecida com vidro, e se apresentaria em duas cores. A branca seria usada para transmutar metais em prata, e a vermelha para transmutar em ouro. A pedra branca era considerada uma versão imatura da vermelha.

Nicolau Flamel

Os livros registram que Nicolau Flamel, nascido em 1330, em Pontoise, na França, foi o maior alquimista de sua época, o único homem que possivelmente conseguiu produzir a Pedra Filosofal e, por conseguinte, o Elixir da Vida (eterna).

A origem da Alquimia é incerta, embora alguns estudiosos acreditam que já era praticada em Alexandria, no Egito Antigo, por volta do século III a.C. e permaneceu como a principal ciência da Idade Média (séculos V ao XV).

A Pedra Filosofal também teria raízes na filosofia grega. Segundo Platão, os quatro elementos teriam sido derivados de uma fonte em comum, chamada de “primeira matéria”, associada ao caos. Os alquimistas também utilizam o termo para nomear o primeiro ingrediente utilizado na criação da Pedra Filosofal.

A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a ressureição, a vida e morte. Esse animal reservado, misterioso e, algumas vezes, venenoso, possui diversas simbologias, ora boas e ora más, uma vez que muitas culturas associam a cobra ou serpente com algum deus ou demônio.

Significado da tatuagem de cobra
A tatuagem da cobra pode ter diversos significados. Em geral, a imagem simboliza coragem, renascimento, força, prudência e uma boa dose de espírito aventureiro. Vale também lembrar que a serpente é um animal do horóscopo chinês.

14 E o Senhor Deus disse à aserpente: Porquanto fizeste isso, bmaldita serás mais que todo o gado, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

Bastão de Esculápio

Representado pelo Asclépio (deus grego da medicina), ele tem como ícones a cobra e o bastão de Madeira (Bastão de Esculápio), os quais apontam, respectivamente, a dualidade em seu mecanismo de defesa: o veneno – mal e cura –, e a árvore da vida, bem como a sabedoria.

A serpente também tem diferentes papéis e simbologias dentro dessas histórias, incluindo o bem, o mal, o caos, o infinito, a cura e a fertilidade.