O que significa a cor vermelha na Igreja Católica?

Perguntado por: umarques . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

O vermelho significa o martírio de Cristo e dos Santos Mártires, que entregaram suas vidas por causa de Cristo. A cor branca representa a paz, a pureza e a ressurreição de Cristo. O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma.

Os mais importantes são quatro:

  • branco (Páscoa)
  • verde (Tempo Comum)
  • vermelho (Domingo de Ramos, Sexta-feira Santa, Pentecostes)
  • violeta (Advento, Quaresma, Missas para os Mortos)

Conforme o uso tradicional e seguindo a Instrução Geral do Missal Romano, as cores litúrgicas são seis: verde, branco, vermelho, roxo, preto e rosa.

O vermelho significa o martírio de Cristo e dos Santos Mártires, que entregaram suas vidas por causa de Cristo. A cor branca representa a paz, a pureza e a ressurreição de Cristo. O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma.

O que significa a Cor Vermelha:
Está associada ao poder, à guerra, ao perigo e à violência. O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão.

Nas celebrações especiais, os cardeais usam a batina vermelha e, por cima, um roquete branco rendado.

Como símbolo da esperança, os Sacerdotes a usam em domingos do Tempo Comum e nos dias da semana. A representação do fogo do amor, da caridade e do martírio, o vermelho lembra o fogo do Espírito Santo e, por isso, é a cor de Pentecostes.

Para o dia de Pentecostes, o Rito Romano escolheu a cor vermelha, normalmente reservada aos mártires e à Paixão do próprio Cristo, como na Sexta-Feira Santa, dia em que Ele derramou o próprio Sangue pela nossa salvação.

3 – Por que o padre usa vermelho? O vermelho é a cor do sangue e simboliza o amor, o fogo, a paixão e o sangue do sacrifício. O vermelho é usado no Domingo de Ramos, na Sexta-feira Santa, em qualquer dia relacionado com a Paixão de Jesus, no Pentecostes e nas festas daqueles que morreram pela fé (mártires).

As cores litúrgicas basicamente são quatro: o branco, o vermelho, o verde e o roxo. Além destas, há quatro outras que são opcionais, podendo ser utilizadas em circunstâncias especiais.

“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.

Azul

Azul = Espírito Santo, água, mandamentos de Deus.

Preto. A cor preta é obtida através da ausência de luz. Esta cor está relacionada à morte, à solidão e ao isolamento.

Roxo. O luto e o sofrimento de Jesus também estão presentes nas vestes litúrgicas, e são representados pela cor roxa.

Cores Litúrgicas: usa-se o preto na sexta-feira Santa, roxo-lilás no Sábado, amarelo (Cristo, o sol nascente) e branco no domingo da Ressurreição.