O que significa a cor roxa na Bíblia?

Perguntado por: lmata3 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Essas cores são frequentemente mencionadas juntas em textos antigos e têm significado simbólico e religioso até hoje. "Na antiguidade, o traje púrpura era associado à nobreza, aos sacerdotes e, claro, à realeza", disse Naama Sukenik, líder do estudo, em comunicado.

amarelo: alegria, relaxamento, felicidade; verde: cura, perseverança, natureza; azul: contemplação, paz, paciência, emoções mais amenas e leves; roxo: sensualidade, nobreza, mistério, transformação, a cor das descobertas.

A cor branca também simboliza a virtude e o amor a Deus. É uma cor que sugere libertação, que ilumina o lado espiritual e restabelece o equilíbrio interior.

Trata-se da cor da magia e da transformação. Roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade e mistério. Estimula o contato com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações.

Significado da cor Roxa ou Violeta
O roxo ou violeta, historicamente conhecido como cor da realeza e nobreza, também pode ser associado a calma, respeito e sabedoria. Assim como o laranja, o violeta também é uma cor capaz de estimular a imaginação e criatividade.

verde

Depois do azul, a cor favorita de Deus é o verde.

Qual cor representa Deus? Branco: representa castidade, inocência e pureza, a cor de Deus; Cinza: um símbolo de Cristo ressurgido; uma mistura da luz divina da criação e da escuridão de pecado e de morte; Preto: representa morte, afastamento, desligamento.

Alguns incluem fitas nas cores dos dons do Espírito Santo. O azul representa Sabedoria, já o prata significa Entendimento, o verde é Conselho, o vermelho Fortaleza, o amarelo Ciência, o azul escuro Piedade e o roxo Temor a Deus.

Vermelho: força, vigor, energia, paixão, proteção divina e psíquica. Azul: tendo o céu e o mar como referências, a cor transmite calma, harmonia e paz.

Amarelo: irradia sempre em todas as partes e sobre todas as coisas, é a cor da luz e pode significar egoísmo, ciúmes, inveja, ódio, adolescência, riso, prazer.

lilás

A cor lilás, significa espiritualidade e intuição, portanto, uma cor metafísica. É a cor da alquimia e da magia.

Fraqueza. Em contraste com a força e o poder de cores como o vermelho e o preto, o branco representa fraqueza e passividade.

Historicamente a cor roxa está ligada à nobreza e a realeza, ela também pode ser associada a: espiritualidade, erotismo, cerimônia, o misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, criatividade, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade.

Significa espiritualidade e intuição, portanto, uma cor metafísica. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor lilás é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental.

A mensagem por trás do roxo
Ele transmite sentimentos ambivalentes, como sensualidade e espiritualidade, masculino e feminino. É uma cor que nos convida à reflexão, transformação e espiritualidade. Nas roupas, o roxo pode comunicar uma sensualidade sutil, além de poder, mistério e distanciamento.

Verde: simboliza a fé, imortalidade e contemplação; primavera; o triunfo da vida sobre a morte; Verde claro: a cor do Batismo; Violeta: amor, verdade, paixão e sofrimento; Púrpura: realeza; Deus Pai; símbolo de sofrimento e persistência.

O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma.

Preferida entre as crianças e adolescentes, o roxo é associado a sabedoria, independência, criatividade, arte, cultura, riqueza, extravagância, otimismo, realeza, espiritualidade, mistério e magia.

O significado da cor lilás é a purificação mental e física, além disso, a tonalidade também simboliza respeito, dignidade, sinceridade e espiritualidade. A cor lilás é ideal para criar uma atmosfera serena e intimista na decoração porque representa mistério e elevação espiritual.

Originalmente, a cor roxa originou-se de duas variedades de moluscos do Mediterrâneo. Uma glândula pálida e o corpo dos moluscos eram a matéria prima para a produção da cor roxa. Então, quando se espremia ou cutuva, a glândula do molusco liberava uma gota de líquido transparente com cheiro de alho.