O que significa a cor rosa na psicologia?

Perguntado por: dsiqueira . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Rosa. O rosa na psicologia das cores é associado à delicadeza, romantismo e inocência, especialmente as tonalidades mais claras. Já os tons mais fortes tem mais elegância e são considerados mais modernos.

De maneira geral, associamos o rosa à feminilidade, fragilidade, doçura e delicadeza, principalmente em seus tons mais claros. Já o pink, paixão, ousadia e sensualidade. Porém, com as tendências e o espírito do tempo, percebemos que a cor adquire também outras mensagens.

Amarelo

Amarelo. O amarelo é uma cor quente que passa a sensação de calor, luz e energia. Justamente por isso, as sensações associadas ao tom são de alegria, otimismo, estímulo e descontração.

Significado da cor Rosa
O rosa suave tende a indicar delicadeza. Característico do universo feminino, também simboliza inocência, romantismo e proteção. Já os tons mais intensos estão diretamente relacionados à modernidade e são comumente utilizados para despertar a atenção do público.

Seja rosa-claro, seja rosa-escuro, a cor estimula a delicadeza, simbolizando o romantismo e a proteção. Pode ser usada em lojas femininas, infantis ou gastronômicas mais voltadas para doces e guloseimas.

Rosa. Cor universal do amor e do romance, o rosa muitas vezes é associado a inocência e a feminilidade. Essa é a cor favorita de pessoas sensíveis, compassivas e amorosas.

É uma cor que se relaciona com o otimismo, com a alegria, com a felicidade e com as boas notícias. Além disso, o rosa seria capaz de iluminar os pensamentos de uma pessoa, afastando a negatividade dela. Ainda, o rosa pode simbolizar a esperança na espiritualidade do Ocidente.

Segundo estudos, o azul é a cor favorita de 45% das pessoas do mundo, possui 111 tons diferentes catalogados, além de ser considerada a mais popular em todas as civilizações.

Rosa: cor essencialmente feminina, enaltece a beleza e vibra o amor. Segundo a cromoterapia, o rosa energiza o sistema nervoso e purifica o sangue.

Azul

Azul: confiança, força, credibilidade e profissionalismo. A cor mais utilizada em projeto de UI e UX, está carregada de um senso de inovação e segurança. Roxo: imaginação, sabedoria, realeza e misticismo.

“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.

O amarelo também pode transmitir algumas conotações negativas, como a inveja, egoísmo, ciúme e hipocrisia. Contudo, o amarelo utilizado para remeter a esses sentimentos é diferente do que conhecemos, pois se trata de um tom pálido e meio esverdeado de amarelo.

Rosa: Positivo: Conforto, Aconchego, Amor, Romantismo, Feminilidade, Delicadeza, Alegria. Negativos; Infantilidade, Imaturidade, Falta de seriedade, Cansativo ( pinks).

cor vermelha

E sabe qual o motivo pra isso? O significado da cor vermelha é incrível: dizem que espanta o mau olhado e afasta as energias ruins, além de proteger os pequenos! Também é conhecido que vermelho é a cor da proteção, da saúde e da felicidade.

O cinza é a cor da tristeza – foi o que concluiu um estudo britânico a respeito da relação entre as cores e as emoções.

O azul traz quietude e paz mental. Reduz tensões e promove a expansão da consciência. Saúde: recomendada nos casos de doenças inflamatórias e tratamentos para audição.

Amarelo – Cor da ansiedade, pode causar distrações. Também é a cor do prestígio e do luxo (no caso do amarelo dourado).

Tradicionalmente ligada ao amor, à harmonia e à união, essa cor é usada no Réveillon pelas pessoas que buscam um relacionamento afetivo duradouro e estável. A cor rosa no Ano Novo atrai uma relação serena, de amor puro e presente. É a cor do romance, da beleza, do carinho, do amor terno.

rosa

O rosa é a cor do amor próprio e da autoestima.