O que significa a cor púrpura na Bíblia?

Perguntado por: mgalvao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

No mundo antigo, o corante púrpura era associado à realeza e ao sacerdócio, além de confirmarem diversas passagens da Bíblia que citam sua existência. "O rei Salomão fez para si a carruagem de madeira do Líbano. Seus pilares ele fez de prata, sua base de ouro.

O negro e o escuro, por oposição, remetem para o pecado e para o Inferno, manifestando-se mais uma vez a oposição claro/escuro, que simboliza a que se estabelece entre o bem e o mal, e a pureza e o pecado.

A cor lilás é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual. Lilás simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.

1. Cor vermelha escura a tirar para o roxo. 2. Estofo ou tecido tingido com a cor da púrpura.

Sua origem é o Latim purpura, molusco do qual se extraía esse corante vermelho puxando para o roxo, chamado em Grego porphyros. Esse pigmento era tão caro que se reservava inicialmente apenas às vestes imperiais e depois a algumas eclesiásticas.

Púrpura ajuda você a ganhar a paz, a sabedoria e o crescimento. A cor púrpura está associada à elevação de consciência. Está diretamente ligada ao cérebro e à conexão com o cosmo, por ser a cor do chakra coronário.

William Perkins

William Perkins sabia das intenções do mestre, por isso seguiu as instruções deixadas pelo cientista: misturar 20 partes de carbono, 24 partes de hidrogénio, duas de azoto e outras duas de oxigénio. E eis que inventou… a cor púrpura.

O violeta, ao contrário do que se pensa, é uma cor própria, mas o senso comum o associa ao roxo. O nome roxo vem do latim russeus, que significa vermelho escuro . Outro nome utilizado para designar a cor roxa é púrpura, que vem do latim purpura.

A cor lilás ou violeta, principalmente, são cores do divino, da fé católica e da espiritualidade.

Amostra data da época dos reis Davi e Salomão, cerca de 1000 a.C. Naquele tempo, o pigmento púrpura era símbolo de alto status social, pois fabricá-lo era muito trabalhoso.

Azul: Serenidade. Na teoria das cores, representa libertação, harmonia e progresso.

Alguns incluem fitas nas cores dos dons do Espírito Santo. O azul representa Sabedoria, já o prata significa Entendimento, o verde é Conselho, o vermelho Fortaleza, o amarelo Ciência, o azul escuro Piedade e o roxo Temor a Deus.

O luto e o sofrimento de Jesus também estão presentes nas vestes litúrgicas, e são representados pela cor roxa.

“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.

5 sinônimos de púrpura para 1 sentido da palavra púrpura: 1 vermelho, purpúreo, escarlate, rubro, encarnado.

A púrpura tíria era um pigmento feito a partir do muco de várias espécies de caramujos marinhos (Murex) . A produção de púrpura de Tiro para uso como corante de tecido começou já em 1200 aC pelos fenícios e foi continuada pelos gregos e romanos até 1453 dC, com a queda de Constantinopla .

Podem ser púrpuras não-trombocitopênicas (com contagem normal de plaquetas no sangue) ou púrpuras trombocitopênicas (com contagem de plaquetas abaixo do normal).

As cores que combinam com roxo são: laranja, cinza, branco, azul, amarelo e o lilás. Uma dica para facilitar a combinação entre as cores é optar por tons neutros para equilibrar o visual. Se você deseja utilizar a cor roxa na decoração, procure elementos para contrastar e suavizar dentro do ambiente.

Mas sabemos bem que na hora de combinar a tonalidade com outras, as dúvidas na podem sempre aparecer. Por isso, nossa missão é mostrar que os tons de púrpura viajam muito bem acompanhados com tons de azul, verde, branco ou em um ton sur ton para lá de despojado.

O púrpura, se simboliza certa tristeza ou melancolia, também se deixa marcar pela sensação de prosperidade. É, portanto, um elemento significativo para a leitura e compreensão da atmosfera favorecida pela obra. Pelo cariz histórico, também significa a independência.