O que significa a cor laranja na psicologia?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

A cor laranja está associada ao humor, entusiasmo, criatividade, amizade, energia, vibração, calor, equilíbrio, alegria, confiança, aventura. O laranja também é uma cor intensa, porém menos agressiva que o vermelho e mais agradável aos olhos.

amarelo: alegria, relaxamento, felicidade; verde: cura, perseverança, natureza; azul: contemplação, paz, paciência, emoções mais amenas e leves; roxo: sensualidade, nobreza, mistério, transformação, a cor das descobertas.

Quem ama laranja é amigável, bem-humorado e se dá bem com qualquer tipo de grupo de pessoas. Adora uma festa, tem muitos amigos e sempre se sobressai nos grupos. Você não tem medo de assumir riscos e está sempre se desafiando a ir mais longe.

Significado da cor laranja
De acordo com pesquisas realizadas, foi possível perceber que trata-se de uma cor enérgica, que desperta o ânimo do usuário, além de estimular a criatividade e auxiliar na atração de consumidores.

Simbologia da cor laranja
Assim como o vermelho, é muito ativa, alegre e estimulante, com a vantagem de ser mais agradável aos olhos. A experiência visual da cor laranja reflete calor, excitação, entusiasmo, mudança, expansão e dinamismo.

Preto

Preto: autoridade, poder e suavidade. A falta de cor representa o vazio e evoca o mistério.

“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.

O cinza é a cor da tristeza – foi o que concluiu um estudo britânico a respeito da relação entre as cores e as emoções.

Amarelo – Cor da ansiedade, pode causar distrações. Também é a cor do prestígio e do luxo (no caso do amarelo dourado).

Representando a mente, o significado da cor amarela é inteligência, sabedoria, lógica e razão. Por isso, na Cromoterapia essa tonalidade está ligada ao estímulo do raciocínio e o intelecto.

As cores das serpentes, azul e vermelha representam a dualidade, a constante oposição das pulsões de vida e de morte, desejo x homeostase, id x superego a qual todo ser humano está sujeito.

Verde

Verde é a cor da inveja.

O vermelho ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.

Alegre, enérgico e ótimo incentivo à criatividade, a cor laranja aquece e estimula a comunicação e o apetite, quando aplicada em ambientes.

Vermelho

Vermelho: Raiva
O personagem Raiva é representado por uma das cores mais intensas do espectro, que está associada a sentimentos de ira, nervosismo, intensidade, agonia, força e agressividade.

Laranja. Tal qual o vermelho, é um tom quente, convidativo e energético, mas sem deixar o indivíduo em estado de alerta. Também sugere calor, simpatia, determinação, otimismo e diversão.

Cinza

Cinza. Esta cor neutra corresponde à estabilidade, solidez e ausência de emoções. Muita vezes é usada para representar elementos sofisticados. Apesar disso, algumas pessoas associam o cinza à solidão, depressão e tristeza.