O que significa a cor dos cadernos do Enem?

Perguntado por: oguimaraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Qual é a diferença entre as cores das provas? Os cadernos de prova do Enem são distribuídos com quatro cores de capa: azul, branco, rosa e amarelo. Não há qualquer diferença no conteúdo de cada caderno, já que as questões são as mesmas.

- Se o participante esquecer de preencher a cor da prova, ele é eliminado do Enem. Mito: De acordo com o Edital, só é eliminado o participante que esquecer de preencher a cor da prova e não transcrever a frase de identificação. Esquecer apenas um dos elementos não elimina o estudante.

Cadernos de Prova Enem 2022 – 1º dia

  • Caderno Amarelo.
  • Caderno Azul.
  • Caderno Rosa.
  • Caderno Branco.

No Enem não existe penalidade para respostas erradas como em outras provas. Então, não deixe nenhuma questão em branco.

No Enem 2021, as questões da prova impressa e do Enem Digital são as mesmas. As provas tradicionais possuem quatro cores: azul, amarela, branca e rosa, no primeiro dia; amarela, cinza, azul claro e rosa, no segundo. A prova laranja é em BRAILE e a verde é em LIBRAS.

Um deles é evitar fraudes ou que os participantes colem, o que justifica a impossibilidade de escolher uma cor de preferência para o caderno de prova. As questões do exame são rigorosamente as mesmas, independente da cor do caderno (azul, amarelo, branco, rosa e cinza).

Ciências da Natureza: 25 acertos, Ciências Humanas: 29 acertos, Linguagens e Códigos: 37 acertos e Matemática: 19 acertos. Lembrando que o Enem 2022 tem um total de 90 questões em cada dia de prova, totalizando 180 questões. Ou seja, você deve acertar algo em torno de 62% da prova para ter um total de 700 pontos.

Apesar de ser digital, a redação do Enem é manuscrita. Com isso, o participante terá que escrever o texto com caneta da cor preta, assim como acontece na prova tradicional.

Qual é a diferença entre as cores das provas? Os cadernos de prova do Enem são distribuídos com quatro cores de capa: azul, branco, rosa e amarelo. Não há qualquer diferença no conteúdo de cada caderno, já que as questões são as mesmas.

Para gabaritar a prova de matemática do ENEM, é crucial ter um método de estudo consolidado. Isso significa ter uma estratégia clara e eficaz que oriente seus estudos e maximize seu aprendizado. Um bom método de estudo deve incluir uma combinação de aulas, prática de exercícios, revisão e simulações de exames.

As únicas proibições são com óculos escuros, relógios e artigos de chapelaria, como bonés, chapéus, viseiras e gorros. Artigos religiosos, como burca e quipá, também precisam passar por revistas do aplicador de provas para que possam ser utilizados dentro da sala de provas.

45 questões

Portanto, para tirar 900 pontos no Enem, é necessário acertar em média 45 questões em cada uma das quatro áreas de conhecimento, além de fazer uma excelente redação.

São 45 questões para cada área de conhecimento, totalizando 180 perguntas objetivas. Além de responder às questões objetivas, os estudantes também devem escrever uma redação, seguindo o modelo de texto dissertativo-argumentativo. O tema da redação é conhecido apenas no momento da prova.

No Enem 2024: em princípio, o exame no ano que vem será no formato atual. A decisão de suspender a mudança na prova é temporária. Deverá haver uma definição daqui a cerca de 60 dias, quando o grupo de trabalho que discute o tema concluir seus trabalhos.

A estudante amazonense Rilary Castro, de 18 anos, alcançou nota mil na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O desempenho garantiu uma vaga no curso de engenharia civil.

A questão 111 de ciências da natureza da prova rosa está entre as mais difíceis da edição, segundo Rodrigo Machado. Ela corresponde ao item 106 da prova amarela, 101 da prova azul e 126 da prova cinza.

A dica é destacar, com muito cuidado, o cartão-resposta e a folha de rascunho do caderno de questões, pois eles não poderão ser substituídos se forem danificados.

A primeira coisa que deve ser esclarecida é que as diferentes cores das provas do Enem não têm nenhuma relação com o conteúdo das mesmas. Ou seja, não há uma cor que indique uma prova mais fácil ou mais difícil, nem uma cor que corresponda a uma determinada área de conhecimento.