O que significa a cor azul no hospital?

Perguntado por: lpilar . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento. A cor azul identifica pacientes sem urgência, e que podem ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde.

a cor azul não é urgente, ou seja, o paciente não corre risco e poderá ser encaminhado para seguimento ambulatorial na sua Unidade Básica (Posto de Saúde). Portanto, se um paciente estiver aguardando o atendimento médico e outro, que chegou depois, for atendido na sua frente, é porque corria um risco maior.

Verde: Pouco urgente; pacientes podem aguardar atendimento ou podem ser encaminhados para outros hospitais ou PS; Azul: Não urgente; os pacientes podem aguardar atendimento ou o podem ser encaminhados para outros hospitais ou PS.

Embora poucas pessoas tenham pensado nisso, existe uma razão importante para essa regra. As cores azul e verde são opostas ao vermelho (a cor do sangue) na “roda das cores” e por isso são adequadas para melhorar a visão dos médicos durante o procedimento.

Existem algumas definições que se relacionam com a cor, mas, no geral, essa tonalidade está relacionada com a segurança e tranquilidade. Os tons mais escuros lidam com as ideias de força e segurança. Os mais claros, por outro lado, são associados com a tranquilidade e paz de espírito.

O objetivo é acolher o paciente, avaliar a sua necessidade clínica e atendê-lo de acordo com a urgência, classificando-o por cores: vermelha (emergência); laranja (muito urgente); amarela (urgente); verde (pouco urgente) e azul (não urgente).

No Brasil, a classificação mais comum é o Protocolo de Manchester, que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente. Geralmente, elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves.

Verde. Esta é a cor mais associada à natureza e ao sentimento de esperança, mas também tem relação com conceitos como saúde, dinheiro, vitalidade e juventude.

O paciente que está acompanhando foi classificado como VERDE, ou seja, com o menor grau de urgência e menor risco de piorar nas próximas horas.

Tons como azul, verde e roxo são considerados cores frias, enquanto os castanhos, laranjas, amarelos e vermelhos são considerados quentes.

"Código preto" é utilizado nos hospitais, mais precisamente nas salas de emergência, quando o fluxo de pacientes é muito alto e as acomodações estão muito lotadas. Isso significa que a equipe está toda muito ocupada para tratar de todos os pacientes, e alguns podem vir a morrer sem assistência.

Vermelho: emergência, atendimento imediato. Significa risco de morte iminente.

São destinadas ao atendimento de pacientes diagnosticados com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

Nessa situação, o uso de cores frias, como o verde e azul, oferece uma constante atualização do cérebro, deixando-o mais sensível ao vermelho, além de proporcionar conforto na visão, melhorando assim a concentração desses verdadeiros heróis.

aumenta a concentração. risco de perder a sensibilidade aos tons de vermelho.

Um ambiente azul favorece o exercício intelectual e tranquiliza. É a cor ideal para ambientes formais, escritórios ou mesmo para o quarto, devido ao seu efeito calmante. A cor azul estimula a criatividade. É a cor preferida de grande parte do povo ocidental.

De modo geral, a cor azul costuma estar ligada a elementos da natureza como a água e o ar, estabelecendo associações positivas à paz e tranquilidade. Além disso, ela inspira sentimentos de amizade, lealdade, segurança e confiança.

O azul é uma cor fria, que nos transmite harmonia, frescor, tranquilidade e serenidade, paz (assim como o branco, porém de maneira mais sutil) em tons mais claros, nos remete também à água, higiene e frescor.

Azul: transmite paz, calma, ordem, confiabilidade. É uma boa cor para usar em situações de negociação, que precisa convencer o outro, seja relacionado a ideias, doação de dinheiro, campanhas políticas, por exemplo.

A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato (emergência). A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento.

O código amarelo foi implantado pelo Núcleo de Segurança do Paciente do hospital em abril de 2018, inicialmente na enfermaria de Clínica Cirúrgica, com o objetivo de identificar pacientes cirúrgicos que apresentavam instabili- dade clínica durante a internação e necessitavam de avaliação e tratamento precoces.