O que significa a circuncisão na Bíblia?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Na Bíblia, mais precisamente no Velho Testamento, a circuncisão é descrita como um símbolo distintivo do povo de Deus, um mandamento divino. Em Israel, a circuncisão costumava ser realizada no oitavo dia.

Circuncidar significa praticar a circuncisão, ou seja, fazer a ablação total ou parcial da membrana do prepúcio, pondo a glande a descoberto: - Os meninos judeus e muçulmanos costumam ser circuncidados.

Nesse sentido, ser incircunciso significava ser incrédulo ou rebelde diante dos princípios divinos. No Antigo Testamento, por exemplo, em várias passagens os próprios israelitas que eram fisicamente circuncidados, são classificados como incircuncisos por causa de sua desobediência e apego a uma vida de pecado.

Circuncisão na história
Al Salem explica que muitas culturas incorporaram a circuncisão por razões que vão desde a higiene até os rituais de maioridade, oferecendo cerimônias aos deuses ou como marcas de identidade cultural.

A circuncisão foi o primeiro mandamento observado por Abraão cuja idade já era bem avançada: "Era Abraão da idade de noventa e nove anos, quando lhe foi circuncidada a carne do seu prepúcio. E Ismael, seu filho, era da idade de treze anos, quando lhe foi circuncidada a carne do seu prepúcio" (Gn 17.24-25).

No oitavo dia de nascimento, como todo homem judeu, Jesus foi circuncidado.

Deus mandou que Abraão e seus descendentes guardassem a aliança da circuncisão: “Todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós” (Gênesis 17:10-11). Ele ordenou que circuncidassem os meninos no oitavo dia da vida.

13-41). Sendo assim, “com ostentação ou parcimônia, não importa: todo e qualquer cortejo do circo ofende a Deus” (7.5).

Os principais motivos médicos que podem levar à circuncisão são a fimose, a parafimose e a balanopostite. A fimose ocorre quando o prepúcio é tão estreito na sua extremidade que não permite o seu deslizamento normal até liberar totalmente a glande.

Foram dos antigos egípcios que os judeus assimilaram a prática da circuncisão. No livro do Gênesis, a circuncisão é proposta à Abraão, unidade de ligação entre os povos judeus, cristãos e muçulmanos, como um sinal da Aliança com Deus (Gen. 17:25).

“Ao contrário do que se costuma pensar, a circuncisão traz o risco de complicações médicas e psicológicas. As complicações mais comuns são o sangramento, infecções, estenose do canal (o estreitamento da uretra) e ataques de pânico”, defende a organização.

Assim, quando chamou Golias de incircunciso, Davi estava dizendo: “Esse sujeito pode ser um gigante; ele pode ser forte; mas ele não tem aliança com Deus e é por isso que eu vou derrotá-lo”. Assim como Davi, você, também, tem uma aliança, mas a sua é melhor.

(Pode ser-lhe útil saber que a expressão “incircunciso de lábios” no versículo 12 quer dizer que Moisés era gago e falava com dificuldade.)

substantivo masculino Indivíduo que não passou pelo processo cirúrgico de retirada do prepúcio, da membrana que recobre a extremidade do pênis, a glande; quem não foi alvo de circuncisão. adjetivo Que não foi alvo de circuncisão: paciente incircunciso. Etimologia (origem da palavra incircunciso).

Como era feita a circuncisão entre os judeus
A minha aliança estará na carne de vocês e será aliança perpétua. Quando o menino judeu completava oito dias de vida, era realizada uma cerimônia onde se retirava um pequeno pedaço de pele, chamado prepúcio, do órgão genital masculino.