O que significa a capa de Jônatas?

Perguntado por: hpeixoto9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

O manto é um sinal de proteção. Naquele momento, Jônatas estava provando sua lealdade de proteção a Davi sem palavras, mas com atitude. Quando falamos em tirar a capa, estamos dizendo que a unção pessoal está submetida. Jônatas teve essa sabedoria e foi fiel e leal.

A história de Jônatas relatada nos textos bíblicos deixa claro que ele foi uma pessoa com caráter exemplar. Ele possuía uma personalidade firme que refletia em decisões sensatas e ações corajosas (cf. 1Sm 14:13; 2Sm 1:22,23).

Jônatas e Davi haviam feito uma aliança, onde Jônatas retirou sua capa e a deu a Davi, junto com suas vestes, sua espada, seu arco, e o seu cinto. Dessa forma, onde quer que o rei Saul o enviasse, Davi conduzia-se com prudência, e era bem sucedido.

As árvores estavam cheias de mel, mas ninguém comeu nada porque eles estavam com medo do juramento de Saul. Mas Jônatas não tinha ouvido o seu pai dar a ordem ao povo. Por isso, estendeu o bastão que tinha na mão, molhou a ponta num favo e comeu um pouco de mel.

Esse sacrifício seria um meio de buscar as bênçãos do Senhor antes de o exército israelita seguir para a batalha. Também ajudaria os soldados a dedicarem-se ao Senhor e fortalecerem sua fé.

Nisso, Jônatas e Davi fazem uma aliança e o relato nos diz que “Jônatas o amava como à sua própria alma”. Segundo o Dicionário Hebraico de Strong, utilizado pela Bíblia de Estudo Palavra-Chave da CPAD, a palavra aliança vem do hebraico “berith”, cujo significado, dentre outros, pode ser “pacto de casamento”.

Jônatas e Davi fizeram um convênio de amizade e paz que deveria estenderse a seus descendentes eternamente. (Ver I Samuel 20:14–17, 42.) O que é um convênio? (É uma promessa solene entre, no mínimo, duas pessoas. Lembre às crianças alguns dos convênios importantes que fazemos com Deus.)

Deste modo pode se perceber que o sentimento que se via entre Davi e Jônatas era um sentimento de profunda amizade e temor a Deus o fato descrito em: 1 Sm 20:41 Depois que o menino se foi, Davi saiu do lado sul da pedra e inclinou-se três vezes perante Jônatas, com o rosto no chão.

Jônatas comeu um pouco de mel, e Saul preparou-se para tirar a vida de seu filho. Felizmente, o povo rogou a Saul e ele não levou até as últimas conseqüências o seu juramento insensato. Você tem comentários?

Significa dado por Deus e indica um homem dono de uma inteligência brilhante. Muito criativo, só precisa tomar cuidado para não desperdiçar energias em coisas sem importância.

Alguns cronologistas bíblicos chegam a afirmar que havia uma diferença de 25 a 28 anos de idade entre Davi e Jônatas. Depois de haver ouvido seu pai conversando com Davi, Jônatas desenvolveu uma afeição por Davi como só é comum aos companheiros de combate.

Na Batalha de Gilboa, contra os filisteus, Jónatas morreu com seus irmãos Abinadabe e Malquisua, e mais tarde Saul se suicidou.

14 E Davi lhe disse: Como não temeste tu estender a mão para amatares o bungido do Senhor?

Amitai

O nome de Amitai, pai de Jonas, aparece em outra passagem das Escrituras, a qual nos dá a pista de quando e onde o profeta viveu.

Mefibosete era, portanto, neto de Saul. Quando Saul morreu, Mefibosete tinha apenas cinco anos. As notícias da morte de Saul, naturalmente, alarmaram toda a família. A cuidadora de Mefibosete se apressou em fugir para o proteger, mas o derrubou no chão, fazendo com que ele se tornasse aleijado de ambos os pés.

Desobedeceu também quando o Senhor mandou destruir tudo durante um ataque aos amalequitas, inimigos dos israelitas, e ele não o fez. Por isso, perdeu a unção e o poder conforme 1 Samuel 15.23. Ao desobedecer, Saul teve seu reinado cancelado. Outra diferença entre Saul e Davi era a atitude deles com relação ao povo.