O que significa a canjica na Umbanda?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

De acordo com algumas religiões, a Canjica traz paz e serenidade para quem precisa de direcionamento e abertura de caminhos. O Banho de Oxalá pode trazer equilíbrio mental, além de promover cura na alma e nos processos mais desafiadores.

Tal como outros banhos mágicos, o banho de descarrego com canjica têm como principal objetivo melhorar a nossa energia. No entanto, ele também serve dois grandes propósitos: trazer paz e tranquilidade ou buscar um grande amor.

A canjica é um poderoso ingrediente para a realização de simpatias que atraem dinheiro. Confira poderosas simpatias com canjica para dar adeus aos seus problemas financeiros e não tenha mais preocupações com o seu bolso!

Egbó é o nome iorubá dado à famosa canjica branca, comida votiva servida a quase todos os orixás e principalmente a Oxalá. É feita de milho branco cozido ao qual podem ser acrescentados diversos elementos, como água, banha de ori, mel e azeite doce, entre outros.

A canjica branca nada mais é do que um tipo de milho, o milho branco. A canjica, principalmente utilizada para o preparo do prato típico brasileiro de mesmo nome, pode ser feita a partir do milho branco ou do amarelo. O milho branco é o mais utilizado para o preparo dessa sobremesa.

Oxum: omolókun (omolucum): feijão fradinho com camarão seco, cebola, enfeitado com ovos. Yansã: àkàrà (acarajé): massa de feijão fradinho feito bolinho, frito no dendê. Xangô: àmàlà: quiabo em miúdos com camarão, cebola e dendê. Euá: èbegiri: feijão fradinho com taioba.

Esfregue todo o corpo com o sabão de coco e a bucha vegetal e faça bastante espuma na cabeça. Depois de se enxaguar, ainda molhada, pegue a água da canjica e aproxime-a da boca. Peça a Oxalá que retire os males do seu corpo e abra os caminhos da sua saúde, do amor e da prosperidade.

Cozinha-se a canjica, escorre e tempera-se com azeite doce, camarão seco e cebola ralada. Arrume tudo numa tigela. Também se cozinha o arroz sem nenhum tempero. Depois, retire-o da panela e faça uma grande bola e coloque-o em cima da canjica temperada.

Toda oferenda com milho-branco restitui e redistribui o axé, por ser o grande elemento apaziguador, que arranca a morte, a doença, a pobreza e outras mazelas do seio da vida, tornando-se portanto a comida predileta de todos os orixás. A oferenda a base de milho-branco tem um valor inestimável no candomblé.

É o criador do universo e também o orixá mais poderoso. Oxalá pode receber outros nomes, como Orixalá e Obatalá. Ele foi o primeiro dos orixás, o que recebeu a missão de criar o universo e também os seres humanos. Por isso, é chamado de pai Oxalá.

Banho de água de canjica amarela
Este banho é excelente para ativar a energia do amor em seu coração, atrair o amor verdadeiro amor para sua vida, então, prepare-o com fé e carinho. Cozinhe também aproximadamente 250gr de canjica amarela na panela de pressão com uns 02 litros de água.

A oferenda deve ficar em um cruzeiro de cemitério, praia ou à beira de um lago ou represa. O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.

Principal ingrediente da Canjica: milho e seus benefícios
Por ter alta quantidade de fibras, vai trazer maior saciedade, auxiliar no emagrecimento e ajudar na redução do colesterol. É um alimento rico em carotenoides, que aumenta a proteção do organismo e fortalece o sistema imunológico, evitando gripes e resfriados.

Oração a Oxalá: Grande Orixá, neste dia te peço força e sabedoria. Faça-me olhar o mundo com olhos de amor; ser paciente, compreensivo e prudente. Senhor da pureza cerra meus ouvidos para a calúnia e guarda minha língua da maldade.

Por que alimentar o Exu? Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.

Omolocum - comida ritual da Orixá Oxum, é feito com feijão fradinho cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão defumado, sal, azeite de dendê ou azeite doce.

Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.