O que significa a boca cheia de saliva?

Perguntado por: aguimaraes9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

Produzir saliva em excesso constantemente, chegando a babar, por exemplo, pode ser um indicativo negativo. Possivelmente a pessoa acometida está com um problema nas glândulas salivares, responsáveis por produzir o muco. Uma outra condição comum é a dificuldade de engolir, que também causa a hipersalivação.

Uma pessoa adulta produz cerca de 1 a 2 litros de saliva por dia e ao ingerir algum alimento, a quantidade de saliva secretada aumenta. Ficamos com “água na boca” porque o nosso sistema nervoso estimula a produção de saliva pelas glândulas salivares quando sentimos o cheiro ou o sabor de algum alimento.

A sialorreia consiste na produção excessiva de saliva e faz com que o paciente tenha dificuldade para engolir esse volume adicional. É um distúrbio que pode resultar da hipersecreção das glândulas presentes na boca ou por conta de falhas na coordenação da musculatura da face, da língua e do palato.

Quando você descansa corretamente, seu corpo relaxa completamente e isso faz sua boca abrir e acabar babando. Além disso, diz-se que ao botar saliva pela boca ao descansar significa que a pessoa está respirando corretamente e não tem apneia do sono ou um distúrbio que interrompe a respiração.

Sinusites, rinites e outras infecções do sistema respiratório superior podem deixar o paladar amargo. Isso se deve graças à ação das bactérias presentes nas secreções expelidas durante o processo infeccioso dessas doenças.

Estudos relatam que odores fortes como os cítricos quando inalados aumentam o fluxo salivar (LEE & LINDEN, 1991). As baixas temperaturas dos alimentos colocados na cavidade oral aumentam o fluxo salivar.

Suas causas podem estar associadas a inúmeros fatores como: es- tresse, Síndrome de Sjögren, Diabetes Mellitus, doenças das glândulas salivares, consequência da radioterapia de cabeça e pescoço e frequentemente relacionada com a ingestão prolongada de me- dicações específicas.

De acordo com o National Institutes of Health, uma infecção da glândula salivar pode ocorrer devido à desidratação, doença crônica ou caso de bloqueio de um duto por uma pedra salivar. Fumar ou ter uma higiene oral inadequada também pode resultar em infecção bacteriana de uma glândula.

Quando a saliva branca e pegajosa, em causa pode estar uma infeção por fungos. Embora seja uma situação rara, esta coloração esbranquiçada pode acontecer em pessoas que sofrem de Diabetes tipo 2.

Além disso, a boca salivando muito é um sintoma bastante presente no refluxo gastroesofágico. Isso porque o organismo produz mais saliva para neutralizar e limpar o ácido estomacal que pode alcançar a boca. Algumas pessoas podem apresentar somente a azia, sem aumento significativo na salivação.

Beber água e manter-se hidratado é a melhor forma de evitar a saliva branca e espumosa. Lembre-se de sempre levar água consigo e não espere ter sede para bebê-la. Fazer uso de um umidificador pode ajudar a manter a umidade do ar, principalmente se você viver em um local de clima seco.

As principais causas de saliva espumosa
Pode ser consequência de diferentes fatores como idade avançada, estresse, respiração bucal e desidratação.

Um gosto amargo na boca é um sintoma popularmente atribuído a problemas do fígado, mas é uma queixa muito inespecífica, que pode ser desencadeada por várias outras causas, como refluxo, gastrite, lesões dos dentes, lesões na gengiva, infecções na faringe ou amígdalas, desidratação, jejum prolongado, medicamentos, ...

Esse refluxo causa também mudanças no hálito e na sensação que temos na boca. Quem sofre com o problema costuma acordar com um gosto amargo na boca. Vale comentar que, caso você tenha o hábito de dormir com a boca aberta, pode apresentar esse sintoma também.

Uma gama de antibióticos, medicamentos para a diabetes e medicamentos para a gota (como o alopurinol) poderão estar na origem de um sabor metálico na boca. Isto porque o medicamento é parcialmente absorvido na boca através da saliva, causando o gosto metálico residual.

A ingestão de queijos e iogurtes também ajuda no aumento da produção de saliva, que, como vimos, diminui a acidez da boca e neutraliza o pH, minimizando o risco de proliferação de bactérias. O iogurte é um aliado para a saúde da gengiva.

As glândulas salivares são exócrinas, que lançam sua secreção na cavidade do corpo. Elas apresentam uma porção secretora, responsável por produzir os componentes da saliva, e uma porção condutora, responsável por conduzir a saliva até a cavidade bucal.

Entenda. O excesso de saliva pode parecer um problema inofensivo, mas traz diversas consequências para a saúde e para o convívio social. Além disso, geralmente o problema é em decorrência de outra condição, como é o caso da sialorréia emocional.

A secreção diária de saliva varia, normalmente, entre 800 e 1500 mililitros (ml), com o valor médio de 1000 ml. O fluxo normal para a saliva não-estimulada varia entre 0,25 a 0,35 ml/min e o estimulado de 1,0 a 3,0 ml/ min1.

Lembrando que qualquer acontecimento fora do normal é necessário procurar um especialista para realizar o diagnóstico correto e indicação do tratamento.

  • Sangramentos. ...
  • Mau hálito. ...
  • Feridas na região e cavidade bucal. ...
  • Problemas na língua.