O que significa a bandeira Pan?

Perguntado por: dperes9 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Na bandeira, a faixa azul representa atração por quem se identifica como homem, a faixa rosa, por quem se identifica como mulher, e o amarelo simboliza o interesse por pessoas que se identificam como genderqueer, não binárias, andróginas ou agênero.

Pansexual é o indivíduo que aprecia e é atraído por pessoas de todos os tipos de gêneros ou orientações sexuais. Os pansexuais não se limitam apenas ao gênero masculino ou feminino ou a uma determinada orientação sexual.

A bandeira do orgulho pansexual é representada por três faixas nas cores rosa, amarelo e azul - nessa sequência. A cor rosa representa o gênero feminino, a cor azul tem relação com o gênero masculino e a cor amarela representa todos os outros gêneros para além do binarismo.

E que tal pela sua etimologia? A palavra derivada do grego “pan” (“tudo”), e “theos” (“deus”).

Não há uma idade específica em que se espera que todas as pessoas se deem conta de sua orientação ou identidade sexuais.

Um total de 60 são comuns e reconhecidos aqui: pessoas andróginas, andróginas, bigênero, feminino, mulher para homem, variável de gênero, genderqueer, intersexual (ou também inter*), masculino, homem para mulher, nem-nem, sem gênero, não- binário, Outro, Pangênero, Trans, Trans Feminino, Trans Masculino, Trans ...

Enquanto na bissexualidade a pessoa pode ter preferência por alguns gêneros, a pansexualidade é a atração por todos. Para quem é pan, o gênero não importa, nem entra na conta. É aquele famoso: “gosto de pessoas, não importa o gênero”.

A estrela vermelha de cinco pontas, um pentagrama sem o pentágono no seu interior, é um símbolo do republicanismo, do socialismo e do comunismo. É muitas vezes interpretado como representação dos dedos das mãos dos trabalhadores, bem como os cinco continentes.

BANDEIRA ARCO-ÍRIS

BANDEIRA ARCO-ÍRIS
A bandeira do arco-íris tem sido usada como o único símbolo do orgulho LGBT+ e marco dos movimentos sociais LGBTs, embora hoje existam muitas outras bandeiras para reivindicar e nomear outras existências invisibilizadas inicialmente.

Pan- (do grego pan, pantós, «todo; inteiro») é «elemento de formação de palavras que exprime a ideia de tudo, o universo, o mundo e é seguido de hífen quando o segundo elemento começa por vogal ou h» ou «elemento de formação de palavras que exprime a ideia de todo, inteiro, completo e é seguido de hífen quando o ...

Pã, antiga divindade, era o guardião dos rebanhos e tinha por missão fazê-los multiplicar. Deus dos bosques e dos pastos, protetor dos pastores, veio ao mundo com chifres e pernas de bode.

Gay: homem que sente atração por homens. Lésbica: mulher que sente atração por mulheres. Bissexual: pessoa que sente atração por ambos os sexos não necessariamente ao mesmo tempo. Pansexual: pessoas que sente atração por outras pessoas independentemente do sexo, do gênero e de como se apresentam para o mundo.

Em março de 1999 o Conselho Federal de Psicologia considerou, a partir da resolução nº 001/99, que a Homossexualidade não constitui doença ou distúrbio, e que a sexualidade de cada indivíduo e a forma como cada sujeito a vive faz parte de sua própria identidade.

20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

Bandeira de Gênero Não-Binário
A faixa amarela na bandeira está fora do conceito binário de gênero; o branco são pessoas de muitos gêneros; o roxo é a fluidez e multiplicidade das experiências de gênero, enquanto o preto representa o agênero. Essa bandeira foi criada por Kye Rowan, em 2014.

Tais indivíduos são “intersexuais” – o “i” em LGBTI – e podem se identificar como homem, mulher ou nenhum dos dois. Junto com pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transexuais, as pessoas intersexuais estão lutando em muitos lugares por reconhecimento, igualdade e seus direitos humanos.

Vladimir Putin

O governo do presidente russo Vladimir Putin criou uma "bandeira hétero" para antagonizar com as recentes conquistas dos direitos civis para os homossexuais --como a aprovação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo pela Suprema Corte dos Estados Unidos.

Bandeira do Orgulho Látex & Borracha. Peter Tolos e Scott Moats criaram o design em 1995 “como um meio de identificar homens afins e que curtam a paixão sensorial, sensual e mental que temos pela borracha“.

Em muitos casos é uma necessidade mais afetiva do que realmente sexual”. De fato, para esse especialista, essas relações eróticas às vezes escondem uma necessidade de afeto que o homem não está acostumado a expressar.

Segundo a Comissão de Direitos Humanos de Nova York, existem 31 identidades de gênero, entre elas estão: Agênero, andrógino, gênero de fronteira, gênero fluido, gênero neutro, gender-queer, gênero em dúvida, gênero variante, hijra, gênero não conformista, butch, bigênero, não-binário, male to female (MTF), female to ...