O que significa a balança na Bíblia?

Perguntado por: ogentil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

instrumento de pesar - julgar. Freqüentemente vê-se empregada esta palavra na Sagrada Escritura no sentido de uma atitude mental ou valor moral. Foi assim no caso de Belsazar (Dn 5.27).

Quando há balança enganosa há falta de integridade e caráter. Comportar-se assim só levará a uma consciência culpada, quebrando sua confiança e não permitindo que você use sua fé como deveria. A Bíblia diz que devemos olhar para Abraão (Isaías 51:2), por quê?

Quem usa balança desonesta é, certamente, uma pessoa que repudia a retidão. E, parodiando o ensino do Evangelho, quem é infiel no pouco, tem a capacidade de ser infiel no muito.

Sua origem não é definida com precisão, mas muitos atribuem a balança à mitologia egípcia, no qual Osíris (deus do julgamento), em conjunto com Maat (deusa da justiça), define o destino de quem morreu a partir da pesagem do seu coração. Assim, para restaurar o equilíbrio cósmico, seria preciso ser justo nas decisões.

A pressão do objeto sobre a balança deforma temporariamente a folha. Os sensores são acionados e também se deformam (comprimidos ou alongados) Em um segundo momento uma corrente elétrica é acionada: Com a deformação dos sensores, um pequeno circuito condutor também se comprime ou alonga.

A balança tem uma história com sete mil anos. Foi inventada em 5000 a.C., no Egito, porque os egípcios ansiavam por um utensílio que lhes permitisse pesar o ouro. No entanto, rapidamente compreenderam as inúmeras utilidades do objeto, adotando-o para tornar as trocas comerciais mais justas.

Tipos de Balanças
Balanças de precisão (> = 0,001 g) Balanças analíticas (0,0001 g) Balanças semi-micro (0,00001 g) Micro balanças (0,000001 g)

Tarar uma balança consiste em zera-la, ou seja, quando por um recipiente na mesma deve tarar assim deixando ela sem esta com o valor do peso do recipiente apoiado, assim pode por o material a ser pesado.

E, em outro livro da Bíblia, Provérbios 20:10, também se encontra a seguinte passagem: "Dois pesos e duas medidas, uns e outras são abomináveis ao Senhor".

Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda.

A forma que utilizamos no título, “um peso e duas medidas”, entendemos ser mais correta para nosso artigo, pois significa tratar uns com justiça e outros com injustiça, ter condutas diversas diante de situações idênticas.

O Senhor não Se apraz com a desonestidade e teremos que prestar contas de nossas mentiras. Satanás tenta fazer com que acreditemos que não faz mal mentir, dizendo: “Sim, menti um pouco (…) não há mal nisso” (2 Néfi 28:8). Satanás encoraja-nos a justificar nossas mentiras para nós mesmos.

Themis ou Têmis
Na mitologia grega, Themis é filha de Urano (Céu) e de Gaia (Terra) e representa a personificação da justiça. A deusa exibe uma balança (que simboliza o bom senso e equilíbrio nos julgamentos) e uma espada (que reflete a força de suas decisões).

Serviço Social

Serviço Social. O Serviço Social é representado pela balança com a tocha acesa acima. A balança simboliza a justiça social e o desejo de equilibrar.

Leão

Mais do que qualquer outro animal o Leão é admirado pelo homem. Desde tempos imemoriais ele é considerado como um símbolo da justiça e da bravura.