O que significa a árvore que não dá fruto?

Perguntado por: asales . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 15 votos

Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Portanto, gerar ou produzir bons frutos é nossa obrigação como Cristãos.

A Árvore e seus Frutos, também chamada de Árvores e seus Frutos ou Discurso sobre os falsos profetas, é uma parábola de Jesus sobre testar uma pessoa. Passagens com significado similar aparecem no Novo Testamento em Mateus 7:15–20 e em Lucas 6:43–45.

“Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. A mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.”. Só podemos produzir frutos permanecendo fiéis a Jesus Cristo. Deus quer de nós adoração e amor.

Portanto, você pode compreender a árvore da vida como a lembrança da nossa jornada na terra, a busca pela eternidade em outro plano espiritual ou pelo crescimento pessoal. Valores como: criação, fertilidade, crescimento e equilíbrio espiritual, podem estar por trás dos significados.

As árvores estão no paraíso de Deus. Em Apocalipse 22, ficamos sabendo que a árvore da vida frutifica 12 vezes por ano e que suas folhas são para a cura das nações. Há muitas árvores com poderes de cura à nossa disposição agora, o que é um sinal da providência de Deus para nós.

Uma das definições do dicionário era: “Fruto é a evidência física ou visível, a prova de um poder invisível operando por dentro”. Quando dizemos “produzir fruto”, na verdade estamos dizendo, “há um poder invisível dentro de mim que me capacita a produzir algo que todo mundo poderá ver através da minha vida”.

Os frutos têm como função proteger as sementes e auxiliam na dispersão delas. Eles possuem uma parede denominada de pericarpo, que pode apresentar-se de forma mais desenvolvida, bastante carnosa e suculenta, ou ser seca.

Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará.

Evangelho: Lc 6,43-49 “Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. Cada árvore se reconhece pelo seu fruto. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de urtigas.

Mateus 7:18-21 NVI
Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão! “Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

Que tipo de fruto requer Deus de nós? “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. A mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.” Só podemos produzir frutos permanecendo fiéis a Jesus Cristo.

Simbologia. No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.

A videira era o símbolo de Israel como povo de Deus. Agora, Jesus se apresenta como a verdadeira videira cultivada pelo Pai: "Eu sou a videira e meu Pai e o agricultor". Ele e aqueles que o seguirem são o verdadeiro Povo de Deus: a videira e os ramos, os discípulos.

A outra coisa exigida para produção de fruto é permanecer na videira. Sem a ligação vital com a videira, o próprio ramo murcha e morre. Isto leva à segunda responsabilidade principal desta passagem. Permanecer em Jesus é essencial para viver e frutificar.