O que significa a árvore plantada junto às águas?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

No texto em estudo o crente é comparado a uma arvore plantada junto aos ribeiros de águas. Isso significa lugar, e clima totalmente favoráveis para o crescimento e frutificação.

São áreas reflorestadas por meio de plantio de mudas, cultivadas atendendo a um plano de manejo sustentável. A prática recupera espaços anteriormente degradados, reduz os impactos ambientais e promove o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno dos plantios e das fábricas.

As árvores garantem segurança hídrica pois, basicamente, não existe sistema de abastecimento de água sem preservação das matas ciliares.

Apocalipse 22 descreve a árvore da vida, dizendo: “as folhas da árvore são para a cura das nações”. As árvores nos lembram que a vida é muito maior do que o nosso momento presente. Suas raízes profundas e galhos em crescimento nos chamam a olhar para o céu e a eternidade.

Salmos 1:3 NVI
É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!

43 Disse Jesus aos seus discípulos: Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto. 44 Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos.

Deus quer o fruto. E que fruto é este? Em Gálatas, capítulo 5, versos 22 e 23, encontramos este fruto: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”.

Salmos 1:3 Nova Almeida Atualizada (NAA)
Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido.

Em 2 Coríntios, capítulo 9, versículo 6, diz: "E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará." Paulo fez um paralelo entre plantar sementes e investir no ministério.

Está em 14:7-9: “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Ao cheiro das águas brotará”.

Árvore de longos ramos pendentes; chorão (#Sl 137.2; Is 44.4).

Pequeno curso de água; riacho, regato, arroio.

"A separação das águas pode entender-se à luz da dinâmica de fluidos. Os ventos movem a água de acordo com as leis da física, criando uma passagem segura de ambos os lados, antes de voltar à forma inicial de forma abrupta", explicou Drews.

sibipiruna

Uma árvore da espécie sibipiruna tem chamado a atenção por jorrar água de dentro do tronco para fora.

Segundo a pesquisa do IFSP, realizada pelos pesquisadores do Instituto Maurício Ranzini e Francisco Arcova, a floresta contribui, por exemplo, para o equilíbrio térmico a água, reduzindo os altos índices de temperatura e mantendo a oxigenação do meio aquático, evitando a remoção dos sais minerais do solo para o rio.

Na verdade, são 3 versículos, Jó:7-9. “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.”

O símbolo da árvore nas culturas e religiões
Já na tradição celta, os bosques e árvores eram vistos como símbolos de proteção e vitalidade, uma representação viva das forças divinas da natureza. Eles acreditavam que as árvores eram habitadas por espíritos e tinham um alto poder curativo.

São responsáveis por melhorar a umidade relativa do ar devido à evapotranspiração. As árvores das florestas liberam grande quantidade de água por evaporação, ajudando na formação das chuvas e regulação do clima; Fornecem sombra que ajuda a reduzir a temperatura do ambiente.