O que significa a árvore na Bíblia?

Perguntado por: vmartins . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Apocalipse 22 descreve a árvore da vida, dizendo: “as folhas da árvore são para a cura das nações”. As árvores nos lembram que a vida é muito maior do que o nosso momento presente. Suas raízes profundas e galhos em crescimento nos chamam a olhar para o céu e a eternidade.

Deus deu a Adão e Eva o direito de escolha, ou seja, o livre-arbítrio. Por que Deus colocou no Jardim uma árvore da qual o homem não poderia comer? Para dar a Adão e Eva o direito de escolha, ou seja, o livre-arbítrio.

2. Pelos frutos se conhece a árvore. Expressão popular que significa que, por suas atitudes, a pessoa revela quem ela é; descobre-se o caráter de alguém vendo suas atitudes. Ele disse que não era mentiroso, mas pelos frutos se conhece a árvore.

O símbolo da árvore nas culturas e religiões
Já na tradição celta, os bosques e árvores eram vistos como símbolos de proteção e vitalidade, uma representação viva das forças divinas da natureza. Eles acreditavam que as árvores eram habitadas por espíritos e tinham um alto poder curativo.

Portanto, você pode compreender a árvore da vida como a lembrança da nossa jornada na terra, a busca pela eternidade em outro plano espiritual ou pelo crescimento pessoal. Valores como: criação, fertilidade, crescimento e equilíbrio espiritual, podem estar por trás dos significados.

A oliveira é, pela primeira vez, mencionada em Gn 8.11, quando a pomba voltou para a arca de Noé com um ramo daquela árvore.

As árvores enriquecem a vida com sua beleza, frutos, flores, raízes que sustentam o solo, além de transformar o gás carbônico em oxigênio e outras utilidades.

As árvores são essenciais para a vida na Terra. Elas produzem oxigênio, aumentam a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura e fornecem abrigo para diversas espécies de animais.

Diz que era o "fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal". A ideia de considerar esse fruto uma maçã veio aos poucos, muito provavelmente por obra dos antigos tradutores da Bíblia. Ao versarem o texto do grego antigo para o latim, eles utilizaram a palavra "pomum".

As árvores são o maior símbolo da natureza, produzem oxigênio, aumentam a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies de animais.

O significado da Árvore da Vida
Foi graças aos seus frutos que Adão e Eva foram imortais, imunes à passagem do tempo, à velhice e à doença. Com o pecado original, Adão e Eva perderam o direito de comer os frutos desta árvore milagrosa.

Zaqueu

Antes que Zaqueu quisesse ver Jesus, Ele já tinha enxergado o coração desse homem há muito tempo. Por isso, que assim que o avista diz: “Desce dessa árvore! Porque, hoje, eu quero estar na sua casa”. A resposta de Jesus a Zaqueu é a resposta d'Ele a cada um de nós.

Evangelho: Lc 6,43-49 “Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. Cada árvore se reconhece pelo seu fruto. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de urtigas.

A Árvore e seus Frutos, também chamada de Árvores e seus Frutos ou Discurso sobre os falsos profetas, é uma parábola de Jesus sobre testar uma pessoa. Passagens com significado similar aparecem no Novo Testamento em Mateus 7:15–20 e em Lucas 6:43–45.

Árvore: símbolo de vida e preservação da humanidade.

substantivo feminino Planta lenhosa com caule ou tronco fixado no solo com raízes, despido na base e carregado de galhos e folhas na parte superior.

Pau-brasil, a árvore símbolo do país.

Jacarandá

Jacarandá: a árvore da sabedoria e do lucro.

Detalhes do livro
Moisés nomeia apenas duas árvores desse jardim: a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, cujos frutos Deus proibira Adão e Eva de comerem...

A Árvore da Vida também conhecida como Árvore da Família, é repleta de significados. Esta presente em diversas culturas e a muito tempo.

As 3 árvores mais citadas na Bíblia são a oliveira, a videira e a figueira. Acompanhe aqui alguns detalhes importantes de cada uma e os trechos onde elas são mencionadas nas escrituras.