O que significa a árvore de Natal e o pisca pisca?

Perguntado por: lrebelo3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

As luzes de natal, ou pisca-pisca, são muito utilizadas durante as festividades de final de ano, para decorar a casa, e simbolizar o nascimento de Cristo.

Ela representa a estrela de Belém, que segundo a tradição teria sido o que revelou aos três reis magos que Jesus havia nascido e os levou à Belém. Montar um presépio em miniatura em baixo da árvore e pendurar os sinos, que representam o anúncio do nascimento de Jesus também faz parte dos costumes cristãos.

Em 1882, um amigo e sócio de Edison na sua empresa, Edward H. Johnson, construiu o primeiro fio de luzes de Natal. Johnson montou à mão um conjunto com lâmpadas vermelhas, brancas e azuis e enrolou-o à volta da sua árvore de Natal - estava assim decorado o primeiro pinheiro de Natal iluminado eletricamente.

Simboliza a estrela de Belém que guiou os sábios de outras culturas em direção a Cristo. É um brilho de esperança e de luz que domina o céu escuro da nossa humanidade e nos convida a segui-la. As velas também lembram a estrela de Belém e a Luz de Cristo.

2) Estrela de Natal: símbolo natalino representa o caminho de luz que guia a humanidade. Já a estrela que sempre aparece no topo das árvores de Natal tem sua origem na religião cristã. Ela representa a estrela de Belém que, de acordo com os cristãos, guiou os 3 reis magos até o local do nascimento de Jesus.

Na tradição católica o pinheiro foi escolhido por sua forma triangular, que representaria a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Segundo a tradição alemã, a decoração de uma árvore de natal deve incluir12 ornamentospara garantir a felicidade de um lar.

O que é a Árvore de Natal:
O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas. O costume de enfeitar árvores de Natal é comum entre católicos, protestantes, ortodoxos e mesmo por ateus ou agnósticos.

Tanto a Letônia quanto a Estônia afirmam ter sido o local de origem da primeira árvore de Natal. A Letônia remonta a 1510 as tradições da árvore de Natal, quando uma associação de mercadores denominada Irmandade dos Cabeças Negras carregou uma árvore pela cidade, decorou-a e, por fim, queimou-a.

25 de dezembro

É por isso que essa data é cristianizada e está determinado que o nascimento de Jesus foi em 25 de dezembro", explica Antonio Piñero.

Segundo a tradição cristã, o dia certo para montar a árvore de Natal é no primeiro domingo do Advento — tempo litúrgico que dura quatro semanas e marca a preparação para o nascimento de Jesus. Em 2022, essa data é no domingo de 27 de novembro.

O primeiro pisca-pisca
Em 1882, Edward H. Johnson (1846-1917), amigo e parceiro de negócios de Edison, teve uma ideia genial para divulgar as lâmpadas elétricas: colocou um pinheiro de Natal na sala de sua mansão e o decorou com 80 lâmpadas coloridas.

Passadas as comemorações de fim de ano, tradicionalmente, a decoração de Natal, como árvore e luzes de pisca-pisca, são retiradas das casas no dia 6 de janeiro. Nesta data é comemorado o Dia de Reis pelos cristãos, em celebração ao dia em que Jesus recebeu a visita dos três reis magos, guiados por uma estrela.

Pisca-pisca ou luzes de Natal é um acessório geralmente colocado numa árvore de Natal ou em decoração de casas, de lojas ou empresas, para iluminá-las. É um fio com diversas lâmpadas ou LEDs, que piscam repetidamente em sequência ou não. As lâmpadas dos piscas-piscas mais baratos, são geralmente ligadas em série.

Significado cristão da guirlanda
Este é o nome dado a um período de quatro semanas antes do Natal. Inclusive, essa coroa do advento costuma ser enfeitada com 4 velas coloridas, além dos ramos e flores. Para os cristãos, o círculo infinito significa o amor eterno entre Deus e seu filho Jesus.

O costume de colocar a guirlanda começou no Hemisfério Norte com a superstição de que pinheiro, hera e outras plantas ofereciam proteção contra bruxas e demônios no inverno, além de espantar a má sorte e atrair felicidade.

As velas simbolizam a luz e, quando usadas na época do Natal, representam a vinda de Cristo para a Terra, iluminando o caminho da humanidade. Por isso, as velas de natal devem ser mantidas acesas para recordar o nascimento do menino Jesus e sua missão no mundo.

Era como se os idólatras levassem as árvores para dentro de casa para preservar-lhes a vida durante aquele período de inverno; como se estivessem pedindo ao sol (ou a uma divindade ligada a ele) que voltasse logo.