O que significa a árvore de Gondor?

Perguntado por: igarcia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A Camiseta Árvore de Gondor, agora na versão Gold Edition representa a paz e prosperidade dos Homens, as estrelas se referem aos sete barcos dos Homens de Númenor que traziam as Palantír, cada um com o desenho de uma estrela.

Independente de qual seja a cultura: celta, grega, romana, chinesa ou japonesa, o significado da árvore da vida é o mesmo, ou seja, ela representa a capacidade de vencer desafios, além de significar vitalidade e força.

Árvores também são representações de beleza, força e crescimento pessoal. Com o passar dos anos, elas se tornam cada vez mais fortes e maiores. Mas continuam firmes no solo, equilibradas pelas raízes que as nutrem com tudo o que precisam para se desenvolver.

Apocalipse 22 descreve a árvore da vida, dizendo: “as folhas da árvore são para a cura das nações”. As árvores nos lembram que a vida é muito maior do que o nosso momento presente. Suas raízes profundas e galhos em crescimento nos chamam a olhar para o céu e a eternidade.

Portadores do Anel:
Em O Senhor dos Anéis, Frodo Bolseiro foi nomeado Portador do Anel pelo Conselho de Elrond em Valfenda. Sua tarefa era levar o Um Anel de Valfenda para a Mordor e destruí-lo antes que Sauron ou seus servos o recuperassem.

Tolkien

No universo de Tolkien, os Anéis de Poder foram forjados por Celebrimbor e seus companheiros, guiados por Sauron.

Em segredo, Sauron retornou a Mordor e forjou o que se tornaria o anel mais poderoso de toda a Terra-Média – O Um Anel. Forjado no fogo de Orodruin (A Montanha da Perdição). Devido à forma como o Anel foi criado, a única maneira de ser verdadeiramente destruído é se for jogado de volta ao local onde nasceu.

No Budismo, a árvore da vida é representada pela árvore Bodhi, local onde Buda recebeu uma iluminação.

É dito que o Éden está envolvido por quatro rios, o Pison, o Gheon, o Tigre e o Eufrates, o que o situará na zona da Mesopotâmia, atualmente o Iraque.

A oliveira é, pela primeira vez, mencionada em Gn 8.11, quando a pomba voltou para a arca de Noé com um ramo daquela árvore.

romãzeira

A romãzeira é uma árvore milenar, e aparece em textos bíblicos associada às PAIXÕES e à FECUNDIDADE. Foi cultivada na antiguidade pelos fenícios, gregos e egípcios. Os gregos a consideravam como símbolo do AMOR e da FECUNDIDADE, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos.

o carvalho

Tradicionalmente, o carvalho é um símbolo de força e resistência, pois é uma árvore imponente e de grande longevidade.

Jacarandá

Jacarandá: a árvore da sabedoria e do lucro.

Os habitantes da região deram-lhe o nome de Shajarat-al-Hayat, 'árvore da vida', e acreditam que a árvore foi plantada aqui em 1583 para marcar o local onde o Paraíso Terrestre se encontrava originalmente.

Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.

Uma das plantas mais generosas, da qual se aproveita tudo – da folha ao óleo –, o buriti alcançou um prestígio tal que é tratado como “árvore da vida”, sobretudo por quem lida com ele.

20 anéis

A mitologia de Tolkien conta sobre 20 anéis de poder ao todo: o Um anel de Sauron, três dos elfos, sete dos reis-anões e nove dos reis-homens.

Os Anéis do Poder foram os vinte anéis mágicos forjados na Segunda Era, destinados por Sauron para seduzir os governantes da Terra-média para o mal. Disfarçado como a entidade benevolente Annatar, Sauron ensinou os elfos-ferreiros de Eregion, liderados por Celebrimbor, como criar esses anéis.

O Marido de Galadriel Celeborn nos Textos de Tolkien
No folclore, Celeborn é um príncipe de Doriath, um reino destruído na Primeira Era após a Guerra da Ira com Morgoth. No entanto, Celeborn encontra Galadriel antes dessa destruição e mesmo antes da ascensão de Morgoth.

O nome original de Sauron é Mairon, ele era um dos aprendizes do ferreiro Aulë. Criado por Eru Ilúvatar, Mairon era bom e puro, e amava ver a ordem e perfeição. O personagem começa a mudar ao ver a vontade de Melkor (que depois se tornaria Morgoth) em atingir seus objetivos.

Círdan

Elfos extremamente velhos e cansados dos pesares do mundo chegam ao terceiro estágio, e Círdan é o melhor exemplo, pois viveu desde o despertar em Cuiviénen e é o elfo mais velho conhecido na história.