O que significa a aliança de casamento?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Significado da aliança de casamento: É o símbolo de amor e devoção, da concordância de um casal em amar e respeitar um ao outro. Sendo assim, sua forma circular representa que não tem começo nem fim, é constante como o amor deve ser.

No contexto do casamento, as alianças celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Dessa maneira, esse simples objeto ganha um significado muito simbólico: representa um elo material entre duas pessoas emocionamente envolvidas, as quais compartilham sonhos, alegrias e até mesmo os percalços da vida cotidiana.

Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.

No contexto do casamento, as alianças das um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Desse modo, esse deus objeto ganhou um significado muito simbólico: representa um elo material e espiritual entre duas das, as quais alianças as alegrias e tristezas nos vida.

As alianças não terminam: Jesus é o guardião das alianças e ele é “o mesmo ontem, hoje e para sempre” (Hb 13: 8). Jesus cumpre os pactos em nosso favor por sua própria obediência na terra, e agora sempre diante do Pai como o cordeiro imolado cujo sangue nos lava mais brancos do que a neve.

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. Melhor é serem dois do que um. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; e o cordão de três dobras não se quebra facilmente. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

Um dos motivos mais usuais é o tipo de trabalho que o marido tem. Em alguns empregos não é permitido usar aliança. Se trabalhar com máquinas pesadas, numa fábrica ou construção civil, não pode usar anéis porque corre o risco de ficar com o dedo preso e coloca em risco a sua segurança e até a dos outros.

A aliança de compromisso ou anel de compromisso é um objeto simbólico que representa o pacto ou a promessa entre duas pessoas. Normalmente, o anel de compromisso é utilizado por casais, como um símbolo da responsabilidade e compromisso de ambos com a relação que possuem.

Por que tirar a aliança do dedo? Tirar a aliança do dedo pode até parecer que você não queira mostrar o seu compromisso, mas não é verdade! No fundo, você está protegendo o símbolo da união para não estragar, não machucar ou até perder. Será necessário, em alguns momentos, tirar a joia da mão para não correr riscos.

Trata-se mais de uma tradição do que uma regra, afinal, alianças de casamento são símbolos muito especiais da união de um casal. Portanto, nada mais justo que sejam confeccionadas de um material nobre. Simbolicamente, a cor dourada representa a nobreza, prestígio, prosperidade, fertilidade e a luz.

Alianças de compromisso com três pedras representam o casal que sempre busca se reinventar e sair da rotina.

Como sinal dessa aliança, pediu para que Abraão e todos os homens do acampamento fizessem a circuncisão. Essa foi a única vez que homens adultos foram circuncidados. A partir daquele momento, a pequena cirurgia era feita em todos os meninos descendentes de Abraão, no oitavo dia de vida.

Era uma promessa pública de honrar um compromisso e o casamento nada mais é do que a honra de um compromisso que o casal faz para o outro. Elas eram feitas de ferro, só na idade média é que começaram a inventar e testar outros materiais para produzi-las.

E em qual dedo usar a aliança de casamento? Uma das teorias começou de uma antiga crença romana de que pelo dedo anelar passava uma veia que o ligava diretamente ao coração e que por um ímã teria o poder de atrair o coração humano que é o símbolo do amor.

A mão esquerda
Da mesma forma, também os gregos acreditavam que existia uma veia que fazia ligação entre o anelar esquerdo e o coração, de modo que seria o mais indicado para simbolizar o eterno amor, uma tradição que perdura até aos dias de hoje.

Para eles, cada dedo representa um membro da família: os polegares representam os seus pais; o segundo dedo, ou indicador, representa seus irmãos; o dedo médio representa você mesmo; o anular representa o seu companheiro ou companheira; e o dedo mínimo representa seus filhos.

A aliança de Deus conosco é uma expressão fundamental da vida cristã. Como em todo pacto, a aliança acontece por meio de uma entrega mútua, de um acordo de ambas as partes. Deus nos escolhe como seus filhos e promete abençoar nossas vidas em toda plenitude.