O que significa a acuidade visual 20 80?

Perguntado por: esoares4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Veja tabela abaixo segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde): 20/30 a 20/60: leve perda de visão ou próximo da visão normal. 20/70 a 20/160: baixa visão moderada. 20/200 a 20/400: baixa visão grave.

A condição de acuidade visual normal é chamada de visão 20/20, o que significa que o indivíduo consegue enxergar detalhes em uma distância de até 20 pés — cerca de 6 metros. Mesmo assim, ter uma visão 20/20 não significa, necessariamente, enxergar com perfeição.

Levando em conta a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) que é elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerada cegueira quando os valores encontram-se abaixo de 0,05 ou o campo visual menor do que 10º.

20/70 a 20/160: baixa visão moderada. 20/200 a 20/400: baixa visão grave. 20/500 a 20/1000: baixa visão profunda. Inferior a 20/1000: quase total deficiência visual, próximo da cegueira.

Pessoas com visão 20/200 são consideradas legalmente cegas, enquanto o recorde mundial de melhor acuidade visual em um humano é 20/8.

Como já mencionado, trata-se de um benefício em que o INSS tem o direito de conceder aos seus segurados. Ademais, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde -, se uma pessoa tem visão inferior a 20%, já deve ser considerado problema de visão monocular.

O ângulo visual mínimo para o qual o observador perceberá pontos diferentes do objeto é chamado de limite de acuidade visual e corresponde a 1 minuto de grau.

Para solicitar o grau de deficiência, a pessoa deve agendar uma avaliação médica com um perito do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Durante a avaliação, o médico vai avaliar a deficiência da pessoa em relação às atividades da vida diária e dar um laudo que indica o grau de deficiência.

Cada fileira é marcada por uma estimativa de acuidade visual, por exemplo: uma AV 20/40 quer dizer que o indivíduo enxerga com nitidez a uma distância de 20 pés o que uma pessoa com acuidade normal enxergaria a 40 pés.

Ela não é medida em porcentagem mas sim uma medida comparada a um padrão de normalidade, no caso 20/50 significa que o paciente consegue ler a 20 pés (6 metros) oque uma pessoa com visão considerada normal enxergaria a uma distância de 50 pés (15 metros).

É considerada portadora de deficiência visual quando apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações (art. 3º, I e II, combinado com art. 4º, III).

Tipos de deficiência visual

  • Baixa visão. Esta classificação também compreende os graus leve, moderada ou profunda. ...
  • Próximo à cegueira. ...
  • Cegueira.

Sendo assim, quando marcado 20/40, significa que uma pessoa deve ser capaz de enxergar a fileira 40 a 12 metros de distância.

Se você tem 20 graus de miopia, mas consegue enxergar 100% com os óculos ou lente de contato, você não é deficiente visual. No entanto, se você tem cegueira monocular, ou seja, é cego de um olho, você é considerado deficiente no Brasil.

Tome cuidado sempre que for forçar a visão, como na frente da televisão, computador ou celular por muito tempo; Utilize óculos com proteção UVA e UVB; Faça exercícios para estimular a visão. Assim você descansa os olhos e melhora a acuidade visual.

Confira 7 dicas para melhorar sua saúde ocular

  1. Durma no mínimo oito horas por dia. O sono e as horas dormidas influenciam no cansaço do corpo e dos olhos. ...
  2. Evite o consumo de bebidas alcoólicas. ...
  3. Tenha alimentação balanceada. ...
  4. Não esqueça os óculos escuros. ...
  5. Não descuide durante o tempo seco.

O CID H54 indica que o paciente apresenta algum tipo de deficiência visual, em um ou nos dois olhos, com particularidades determinadas de acordo com a subcategoria.

código H54.4

Qual o CID da visão monocular grave
De acordo com a Classificação Internacional de Doenças, a CID da visão monocular é o código H54. 4. O texto determina que o paciente deve enxergar pelo menos razoavelmente em um dos olhos.