O que significa 70% de umidade?

Perguntado por: ttorres . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

A alta umidade relativa do ar — valores acima dos 70% — também traz malefício, como a sensação de calor extremo devido à dificuldade de evaporação do suor do corpo. Também são recomendadas algumas medidas para o combate aos danos causados pelo ar seco.

Tanto a umidade excessiva quanto a muito baixa podem causar diversos problemas, mas você sabe qual é a umidade relativa do ar adequada? Geralmente, a umidade do ar ideal para ambientes fechados é de 45%. Quando esse valor está abaixo dos 30%, o ar está muito seco. Quando ele está acima dos 50%, muito úmido.

Quando se diz que 80% é a umidade relativa do ar é porque esse ar tem um limite de saturação. Ou seja, estamos com 80% de umidade relativa faltando 20% para esse ar não conseguir mais reter a água”, exemplifica.

Assim, quando dizemos que a umidade relativa do ar é de 60%, significa que o ar está com 60% da sua capacidade máxima de água.

De forma geral, o ar excessivamente úmido pode aumentar tanto a sensação de calor quanto a de frio. Em um dia frio e nublado, a sensação térmica será de temperatura mais baixa do que os termômetros realmente marcarem. Já em um dia quente e úmido, mesmo sem muito sol, a sensação será de mais calor.

A alta umidade relativa do ar — valores acima dos 70% — também traz malefício, como a sensação de calor extremo devido à dificuldade de evaporação do suor do corpo.

A umidade do ar é um elemento climático que indica a presença de vapor de água na atmosfera. Ela é influenciada principalmente pelas massas de ar úmidas e secas que atuam na atmosfera. A umidade do ar elevada é típica dos climas mais quentes e úmidos, como o tropical.

Coriza, tosse intensa, nariz entupido, secreção, dores de cabeça e até mesmo febre são sintomas que podem estar relacionados a problemas respiratórios decorrentes da umidade em excesso.

Se o nível de umidade estiver abaixo de 30%, significa que o ar está muito seco. Se estiver acima dos 80%, está muito úmido.

Como reduzir a umidade do ambiente?

  1. Aumente a ventilação. Abra as janelas e portas do cômodo com frequência para que a luz natural entre e a ventilação seja renovada. ...
  2. Evite que os móveis fiquem encostados na parede. ...
  3. Cuide dos vazamentos e infiltrações. ...
  4. Use um desumidificador de ar.

60%

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, é decretado o estado de atenção, como ocorreu nesta segunda-feira em São Paulo.

Assim, quando se diz que a umidade relativa do ar está em 100%, implica dizer que o ar, na temperatura em que se encontra, está saturado com água, não sendo mais capaz de absorver este elemento.

A umidade do ar é classificada de duas maneiras: Umidade Absoluta do Ar: quantidade total de vapor de água existente no ar. Umidade Relativa do Ar: quantidade de vapor de água existente no ar e que pode variar de 0% (ausência de vapor d'agua) a 100% (quantidade máxima de vapor d'agua).

Quanto mais úmido o clima, menor a variação de temperatura. Essa situação pode ser observada na região da Floresta Amazônica, cujo clima é bem úmido, onde as temperaturas oscilam pouco ao longo do dia. A umidade também pode influenciar na sensação térmica, que é a percepção da temperatura do ambiente.

Numa temperatura xis, com ar seco, sentimos um certo frio. Já, se ocorrer a mesma temperatura com chuva, a tendência é sentirmos ainda mais frio. O frio seco é menos sentido que o frio úmido. A sensação térmica tem o mesmo efeito quando você sopra a sopa para esfriar.

Quanto maior a umidade relativa do ar, maiores são as chances de chuva, pois a atmosfera está próxima do ponto de saturação.

Umidade do ar no inverno
Nesta estação, o nível de umidade relativa do ar é mais baixo, podendo oscilar entre 20% e 30%. Mas apesar de o ar externo ser mais seco, muita umidade é produzida em ambientes internos, ou seja, dentro de casa.