O que significa 7 nm?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

“7 nm” e “10 nm” são as medidas do tamanho desses transistores – “nm” é a contração para a palavra nanômetros, uma unidade comprimento minúscula – e que também é uma métrica muito útil para julgar o quanto poderosa é uma CPU em particular.

Então, quanto menos nanômetros, melhor? Normalmente, sim. Se a distância entre os transistores é menor, mais unidades podem ser colocadas no mesmo espaço, como já ficou claro.

Processador gravado em 7 nanômetros concebido pela IBM e seus parceiros (Universidade do Estado de Nova York, Sansung e Global Foundries). O chip poderá conter até 20 bilhões de transistores e permitir uma potência 50% superior aquela dos processadores atuais com gravação em 10 nm.

Dentro desse espectro de comprimentos de onda, apenas uma pequena faixa é visível ao olho humano, a faixa que vai de 400 nm (nanômetros, onde 1 nanômetro é 1 milímetro dividido por 1 milhão) a 700 nm. Estas dimensões correspondem a mais de uma centena de vezes menos do que o diâmetro de um fio de cabelo.

O nanômetro (símbolo SI: nm) é uma unidade de comprimento no sistema métrico, igual a um bilionésimo de metro (0,000000001 m), e na notação científica equivale a 1×10-9 (1 vezes 10 elevado ao expoente -9).

O processo de 600 nm refere-se ao nível de tecnologia do processo de fabricação de semicondutores MOSFET que foi comercializado por volta do período de 1990 a 1995, por empresas líderes de semicondutores como NTT, NEC, Toshiba, IBM, Mitsubishi Electric e Intel.

Teoricamente, se um processador tem litografia de 10 nanômetros, por exemplo, ele pode ser formado por mais transistores que um chip de 14 nanômetros com as mesmas dimensões físicas. Essa dinâmica se repete com escalas menores, como 7 nm e 5 nm.

Nanômetro (nm) é uma unidade de medida que equivale a um bilionésimo de 1 metro e que tem grande relevância na indústria de semicondutores. Essa é a escala usada para medir dimensões no interior de qualquer microchip: módulos de memória, SSDs, processadores e GPUs.

Conheça o H100, o chip mais poderoso da nova geração de inteligência artificial.

Snapdragon 800: equivalente à série 8, era voltada para celulares topo de linha. O Snapdragon 888+ foi o último, lançado em 2021, e tinha processo de 5 nm da Samsung, suporte a 5G de até 7,5 Gb/s, GPU Adreno 660 e DSP Hexagon 780 capaz de processar 32 trilhões de operações por segundo (TOPS);

Atualmente, existem quatro tipos de cartões SIM sno mercado nacional: mini, micro, nano chip e eSIM. Os três primeiros são versões físicas e possuem as mesmas funções: a única diferença está no tamanho.

Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

O movimento ondulatório é caracterizado pelo comprimento de onda ( ), o qual corresponde à distância linear entre duas cristas, medido em nanômetros (nm), que corresponde a 10-9 m .

Podemos dizer então que para cada cor temos uma determinada frequência e comprimento de onda que a distingue das demais, temos por exemplo: a luz vermelha que é uma luz de menor freqüência e consequentemente menor energia, já o violeta é uma luz de maior freqüência e nos submete a maior energia.

Não é por acaso que eles são medidos em nanômetros. Um nanômetro é igual a um bilionésimo de um metro. Na geração mais recente da linha Core da Intel, os transistores chegam a 10 nanômetros; os já citados MacBook Pro e Mac Mini têm chips de 5 nanômetros. É a disputa pela miniaturização.

Um nanômetro é igual a 10-9 metro, a bilionésima parte do metro ou a milionésima parte do milímetro – em suma, um espaço onde cabem no máximo dez átomos.

De uma maneira bastante simples, o torque é calculado através da seguinte fórmula: Torque = Força X Comprimento da alavanca. A unidade de medida para o toque geralmente utilizada no Brasil é o Nm (Newton metro).

Se considerarmos que o valor de g na superfície da Terra é de aproximadamente 10 m/s2, teremos então que um corpo com a massa de 1 kg pesa 10 N ou 1 kgf; um corpo com a massa de 2 kg pesa 20 N ou 2 kgf; e assim por diante.

newton-metro (N.m)

A unidade de medida do torque, de acordo com o SI, é o newton-metro (N.m). Além disso, o torque é uma grandeza vetorial, calculada pelo produto vetorial (ou produto externo) entre o braço de alavanca (r) (também chamada de linha de ação) e a força (F).

Do maior ao menor: quilômetro, hectômetro, decâmetro, metro, decímetro, centímetro e milímetro. Seus símbolos são respectivamente: km, hm, dam, dam, m, dm, cm, mm. Exemplos: Helena quis usar uma fita em seu embrulho de Natal. Após uma rápida medição notou que bastavam 45cm (quarenta e cinto centímetros).

Unidades de medida: comprimentos, larguras, alturas

  • km = quilômetro.
  • hm = hectômetro.
  • dam = decâmetro.
  • m = metro.
  • dm = decímetro.
  • cm = centímetro.
  • mm = milímetro.