O que significa 600 watts de potência?

Perguntado por: njesus . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

Uma fonte de 600 watts é mais potente que uma de 400 watts, o que permite alimentar um computador mais potente e assim por diante. O watt (símbolo: W) é a unidade de potência do Sistema Internacional, é a quantidade de energia em joules que é convertido, usado ou dissipado em um segundo.

Significado de Watt [W]
Para os estudos de eletricidade, o Watt [W] é uma unidade de potência que define a taxa de conversão de energia elétrica noutro tipo de energia por unidade de tempo. Nesse caso, o Watt (W) equivale a um Joule (J) por segundo.

Em termos práticos, a potência é dada em Watts (W) ou em Quilowatt (kW), que é a quantidade de Watts multiplicada por 1.000. Ou seja, um aparelho sonoro com 550 W de potência tem maior capacidade de emissão de som, que um outro aparelho com 200 W.

O volume de resposta, ou rendimento, vem em DB, ou decibéis. Isso significa o nível da altura do volume, ou seja, quanto ele alcança! 30 DB, por exemplo, é um sussurro suave, enquanto 120 DB é o volume de uma banda de rock tocando.

Para ficar claro, watt é a unidade que afere valor de potência elétrica, seja ela mínima, média (RMS) ou máxima (pico/PMPO) e apenas isto.

As lâmpadas ao redor de 10 Watts de potência, que hoje em dia rendem cerca de 1.000 lúmens, são os modelos mais vendidos, pois apresentam excelente luminosidade. Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá.

O watt (W) é uma unidade direcionada à potência, ou seja, o gasto elétrico necessário para que um determinado aparelho realize suas funções. Funciona como uma taxa de conversão, onde a energia elétrica é transformada em outra forma através de uma unidade de tempo.

60 W significa que a cada segundo , é dissipada na lâmpada uma energia de 60 J, já que 1 w = 1 J / s. 120 V é a tensão ou a diferença de potencial sobre a lâmpada. O circuito não funcionará pois o aparelho necessita de 220 V .

É uma medida de potência, que é calculada multiplicando a corrente pela tensão. Com 12 volts e 30 amperes temos 360 watts, por exemplo. Um chuveiro elétrico de 8000 watts é mais potente que um de 5000 watts, o que permite esquentar mais água.

1200w é a abreviação de 1200 watts. Essa unidade de medida é um indicativo da potência, geralmente usada para máquinas, eletrodomésticos ou aparelhos.

Essa unidade indica o volume de energia que pode ser gerada por meio de um sistema de energia solar dentro de uma hora. Portanto, se seus painéis produzem 1 kW em um período de 60 minutos, são produzidos 1.000 W de energia a cada hora.

Uma placa solar fotovoltaica de 510 Wp produz, aproximadamente, 56 kWh, enquanto painéis solares de 550 Wp geram em torno de 61 kWh e placas de 545 Wp geram cerca de 60 kWh. Já os painéis de 585 WP produzem, em média, 64 kWh e, por fim, painéis de 590 Wp geram em torno de 65 KWh.

Aquelas que têm até 50 W são indicadas pra ouvir a dois ou em ambientes pequenos e com poucas interferências sonoras, como os tecidos e madeiras. As caixas com até 200 W de potência dão conta daquele churrasco com os amigos. Já pra uma reunião maior, escolha um modelo com mais de 200 W de potência.

2.000W

A potência de uma caixa de som varia muito, podendo ir de 5W a 2.000W dependendo do tamanho e da função de uso do aparelho. A qualidade de um equipamento também vai depender de outras questões, como os alto-falantes que algumas caixas possuem embutidos.

Dizer que um aparelho sonoro tem boa qualidade de som é apontar que a caixa reproduz muitas frequências em diferentes volumes sem que o som seja distorcido ou perca suas qualidades originais. Um exemplo bastante comum é com graves. Em alguns casos, a reprodução pode acabar gerando aquele “estourado”.

Todavia, um alto-falante de 600w rms tem 1200w pmpo dado que a potência PMPO é duas vezes maior que a RMS no alto-falante.

A potência RMS é a potência real e que deve ser utilizada para compreender a potência dos aparelhos. Mesmo assim, é preciso entender que essa é uma medida de potência elétrica, indicando quantos decibéis as caixas conseguem produzir quando alimentadas pela potência elétrica de 1W a 1m de distância.

Ou seja, um amplificador ou alto falante de 10000 watts (PMPO) pode ser equivalente a outro de 2000W (RMS), 1000W (RMS) ou até 100W (RMS). Outra prática comum é a soma das potências dos canais, isto é, um mini system com 20W+20Wrms, depois aumentar para a potência PMPO.