O que significa 6 8 na música?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Vejamos o exemplo: 6/8 - o numerador indica que o compasso é binário (6/3=2) o denominador indica que a colcheia (oitava parte da semibreve) vale um terço de tempo, assim sendo, um tempo vale 3 colcheias, ou seja, uma semínima pontuada.

Em 6/8 a semínima pontuada vale três tempos, ou seja, três colcheias, considerando que o compasso é de seis tempos.

A diferença é que 6/8 é um compasso composto, enquanto 4/4 é simples.

Quando dizemos que um instrumento musical abrange 5 oitavas, estamos dizendo que podemos tocar, partindo da nota mais grave, qualquer nota em 5 alturas diferentes.

Clave de percussão
As claves de Dó, Fá e Sol podem ser modificadas por números de oitavas. Um oito ou quinze sobre a clave indica que a tessitura da pauta será elevada em uma ou duas oitavas respectivamente.

Nos compassos 4/4 (ou simples), existem quatro batidas para cada compasso. O número quatro na parte superior das fórmulas de compasso se refere a essas quatro batidas. O número quatro na parte inferior significa que cada uma das quatro batidas é contada em semínimas.

O compasso 7/8, pode ser criado pelo agrupamento dos compassos 4/8 e 3/8 ou, ao contrário, 3/8 e 4/8. Compasso simples: é o compasso cujos tempos podem ser divididos por dois. Também podemos dizer que a unidade de tempo do compasso simples pode ser naturalmente repartida em duas partes iguais.

3/4 é ternário simples, (3/4)* (3/2) = 9/8 que corresponde a um ternário composto 4/4 é quaternário simples, (4/4)*(3/2)= 12/8 que corresponde a um quaternário composto. Segundo a teoria alemã, no entanto, cada compasso com mais de um tempo forte são compassos compostos, então também o 4/4.

Atualmente são usadas 7 figuras. Da mais longa para a mais curta, temos a semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa.

Os compassos simples mais comuns são o binário, o ternário e o quaternário.

O compasso musical
Antes de analisar o mérito da regra dos oito compassos, é preciso compreender um pouco desse universo. Dessa forma, para notação musical, saiba que o compasso é uma forma de divisão quantitativa de grupos sonoros numa composição.

Por exemplo, a valsa tem compasso 6/8 ou ¾, enquanto músicas populares tendem a utilizar o 4/4.

Por exemplo, se a fórmula de compasso é 2/4, significa que cabem 2 tempos em cada compasso e que a figura que vai valer um tempo é a semínima, que corresponde ao 4.

Das fórmulas de compasso acima, o 6/8 e o 6/4 são os compassos mais usados.

Dizer que uma nota está uma oitava acima significa dizer que a nota é a mesma, porém ela está em uma região mais aguda do instrumento.

Tim Storms

A maior extensão vocal humana pertence a Tim Storms (USA) que atinge doze oitavas, de G/G#-7 a G/G#5 (0.7973 Hz - 807.3 Hz), recorde atingido em 30/03/2012.

O confronto das oitavas é em sistema de jogo único: a seleção que vencer avança para as quartas de final. Em caso de empate no tempo regulamentar (90 minutos + acréscimos), haverá uma disputa de prorrogação com dois tempos de 15 minutos (mais acréscimos) cada.

As claves. A Clave, do latim chave, é a responsável em dar a referência de uma nota específica na pauta. Assim, é possível achar e nomear as demais notas na partitura. Considerando as 7 notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.

Os símbolos de música são representações gráficas das notas musicais, utilizados principalmente nas partituras, como forma de instruir os músicos e o maestro. Existem diversos símbolos musicais, sendo que estes se dividem principalmente entre claves, notas, acidentes e pausas.

Os compassos podem ser classificados pelo número de tempos em: Binários: quando possuem dois tempos (2 é o numerador). Ternários: quando possuem três tempos (3 é o numerador). Quaternários: quando possuem quatro tempos (4 é o numerador).

Continuar lendo É música ou música?