O que significa 5ka no disjuntor?

Perguntado por: urocha . Última atualização: 27 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Nos disjuntores do padrão DIN, a capacidade de interrupção mais comum é de 3KA. Isso quer dizer que ele pode ser utilizado em instalações com o nível de curto-circuito presumido igual ou menor que 3000A. Aliás, “KA” vem do inglês “kilo amper”.

3000 A ou3 KA quer dizer que ele suporta um pico de 3000 ampéres por milésimos de segundo sem ser destruído.

Capacidade de Ruptura (kA) É a corrente que pode ser interrompida pelo fusível no circuito com segurança e não depende da tensão máxima correspondente à instalação. Tensão Nominal Valor de tensão que pode ser suportado pelo fusível, mediante o qual ele irá atuar normalmente em condições extremas de temperatura.

O que é a capacidade de interrupção do disjuntor (KA)?
Nos disjuntores do padrão DIN, a capacidade de interrupção mais comum é de 3KA. Isso quer dizer que ele pode ser utilizado em instalações com o nível de curto-circuito presumido igual ou menor que 3000A. Aliás, “KA” vem do inglês “kilo amper”.

A primeira diferença é na alavanca para manobra dos disjuntores, a alavanca do minidisjuntor de 3kA é pouco menor que a alavanca do minidisjuntor de 6kA. A segunda diferença física e proteção plástica dos parafusos de aperto dos polos, observe na imagem abaixo que no disjuntor de 6kA a proteção é um pouco mais alta.

Ampère, símbolo da corrente elétrica e sua intensidade, é representado pela letra A.

O que são disjuntores? Os disjuntores são dispositivos que tem a função de proteger as instalações elétricas, desligando a energia automaticamente em caso de curtos-circuitos e sobrecargas, que foram as principais causas de incêndios de origem elétrica em residências no país, no ano de 2020.

É indicado para proteger circuitos com cargas predominantemente indutivas (curva C) e outras cargas que aprensentam pico de corrente no momento da ligação. A tensão elétrica nominal é de 230 Volts em corrente alternada de até 40 Àmperes em circuito monofásico (ou unifásico).

O que significa 10KA no disjuntor? Os disjuntores padrão DIN, a capacidade de interrupção mais comum é de 10KA. Isso quer dizer que ele pode ser utilizado em instalações com o nível de curto-circuito presumido igual ou menor que 10000A. A sua origem “KA” vem do inglês “kilo amper”.

40A

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

A corrente elétrica é medida em Ampère – abreviada por A. Um Milimpère é igual a um Ampère dividido por 1000 (abreviado por mA).

Então, para calcular a corrente de curto circuito na saída do transformador, basta pegar a corrente nominal desse transformador e dividir pela impedância percentual do mesmo. A ABNT na norma NBR 5356, estabelece valores típicos para a impedância percentual dos transformadores: 4% até 630KVA.

O X/R refere-se à relação entre a parte real e a parte imaginária da impedância, como pode ser visualizado na equação [Eq. 03]: A relação X/R consiste da relação entre as reatâncias reduzidas de Thevenin nos pontos de falta divididas pelas resistências reduzidas de Thevenin no ponto de falta.

O tempo que o disjuntor suporta uma corrente acima da corrente nominal, se chama curva de ruptura. Possui curva de ruptura entre 3 a 5 vezes o valor de corrente nominal. Podemos dar como exemplo um disjuntor de 30 A, que atuaria a uma corrente entre 90A e 150A.

É do tipo termomagnético, apresenta curva de disparo “C” e é usado para proteção dos componentes do circuito elétrico, contra sobreaquecimento por sobrecarga e contra curto circuito. Pode ser instalado em trilho DIN em circuitos dimensionados para carga elétrica com corrente nominal até 40 Ampères.

Cada vez temos mais aparelhos eletrônicos em nossas casas, e se ela não tem capacidade para suportar manter os aparelhos ligados, a sobrecarga acontece. Quando isso acontece, o disjuntor desarma e a queda de energia funciona como um sinal para você identificar qual aparelho pode ter ocasionado esse pico de energia.

É o equipamento usado no quadro de distribuição elétrica com a finalidade de proteger os circuitos e seus componentes contra danos causados por curto circuito e sobrecarga elétrica. Também protege o imóvel e seus ocupantes contra risco de incêndio.

Os disjuntores são fabricados em três modelos: – Monopolar: correntes de 2, 4, 6, 10, 20 e 25 ampères. – Bipolar: tensão de 240v e correntes de 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 50, 60 e 70 ampères, e tensão 110/220v encontrados em correntes de 6, 10, 15, 20, 25, 30, 40, 50, 60 e 70 ampères.