O que significa 500 RPM?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

RPM (Rotações Por Minuto) é a velocidade de rotação. Ex.: Se a rotação de uma centrífuga é de 200 RPM, significa que o objeto está fazendo 200 rotações por minuto em torno de um eixo fixo.

O RPM do veículo é o número de rotações por minuto do virabrequim do veículo. Toda vez que o pistão do motor realiza um ciclo de subida e descida o virabrequim completa uma rotação. O RPM é o medidor de rotações desse ciclo, por minuto.

Não existe uma rotação ideal para todos os veículos. O ideal é que você saiba qual é a faixa de rotação na qual seu veículo apresenta o melhor rendimento. Na maioria dos modelos compactos, esta faixa costuma ser entre 1.800 rpm e 2.000 rpm.

O que será que significa RPM no painel do carro? Bem, RPM é a sigla para Rotações Por Minuto. O painel do carro mostra em tempo real ao condutor as Rotações por Minuto (RPM).

Para transformar um valor dado em rotações por minuto (r.p.m) em Hertz (rotações por segundo) basta dividi-lo por 60, portanto, 600 r.p.m correspondem a , que é 10 Hz. T= 0,1 segundos. Logo, o período de rotação em segundos é de 0,1 segundos.

Na prática, ele mostra a rotação do motor que é denominada RPM ou rotações por minuto. A descrição no relógio é mostrada de forma abreviada — já que 1, 2,3 e 4 indicam 1.000, 2.000, 3000 e 4.000 giros, respectivamente — e quer dizer quantas milhares de vezes o virabrequim gira por minuto.

Quando o tacômetro marca 3000 rpm, significa que o motor gira três mil vezes por minuto.

Cada veículo tem sua capacidade máxima e o conta giro controla o limite de potência na marcha, evitando consequências negativas por trocá-la no tempo errado. Ele mostra em tempo real as Rotações por Minuto (RPM), o que é fundamental para alinhar o funcionamento do motor e da marcha correta para cada situação.

Para medirmos a rotação de um motor podemos utilizar de alguns dispositivos. O mais comum e de maior uso no mercado é o tacômetro manual. Esse dispositivo é colocado diretamente no eixo do motor. A rotação do motor é transmitida para o tacômetro através de uma embreagem de borracha.

Cientistas da Universade de St. Andrews, na Escócia, apresentaram os resultados de uma pesquisa que criou o objeto com rotação mais rápida da Terra. Uma microscópica esfera feita de carbonato de cálcio registrou um ápice de 600 milhões de rotações por minuto, o famoso RPM que tanto vemos em motores por aí.

Já os de alta rotação são motores a combustão (gasolina, álcool e GNV) que operam em regime de rotação acima de 5000 RPM, e motores a explosão (diesel) que operam em regimes de rotação acima de 3000 RPM.

Esta sigla quer dizer rotação por minuto por minuto. Como o nome já diz, a rpm é o número de voltas completas que um eixo, ou uma polia, ou uma engrenagem dá em um minuto.

Para calcular o RPM das polias é só aplicar a seguinte expressão matemática: Onde n1 e n2 são as rpm das polias motora e movida, respectivamente, e D 2 e D1 são os diâmetros das polias movida e motora.

O RPM (rotações por minuto) do veículo indica o número de giros do virabrequim. É o braço direito do motorista, que o auxilia nas trocas de marcha do veículo. A forma como o condutor utiliza o RPM influencia diretamente o consumo de combustível.

Continuar lendo O que significa 40 RPM?